- 10 de maio de 2024
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Estratégias para desenvolver habilidades “soft” dos profissionais de saúde
O domínio das habilidades “soft” é um processo contínuo e deve continuar ao longo da carreira do profissional de saúde
Como profissional de saúde, as habilidades “soft” afetam a todos (ou seja, pacientes, membros da equipe e colegas interdisciplinares). As habilidades “soft” influenciam frequentemente a forma como os pacientes avaliam a sua experiência geral numa consulta de saúde. À medida que os pacientes passam por uma variedade de ambientes de saúde, as habilidades “soft” são frequentemente o aspecto mais observado no encontro com o paciente. A perspectiva do paciente ou o índice de satisfação são frequentemente capturados por meio de pesquisas após a consulta do paciente com perguntas como:
- Você foi tratado com respeito e dignidade?
- Todos os procedimentos foram explicados de uma forma que você pudesse entender claramente?
- Quão bem a equipe trabalhou em conjunto?
As respostas dos pacientes a estas perguntas permitem que os empregadores avaliem se as necessidades dos pacientes estão sendo atendidas e identifiquem áreas para melhoria da qualidade. Este tipo de questões reflete-se na capacidade do membro da equipa de saúde em demonstrar o uso adequado das suas competências “soft”.
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Os gestores também devem modelar usando habilidades “soft” entre os membros da equipe. Através do incentivo e apoio genuínos dos colegas, os recém-formados na área da saúde são capazes de compreender melhor a importância de trabalhar em equipe. Mesmo em circunstâncias de alta pressão, é crucial ter a capacidade de lidar com a situação sem confronto. À medida que os gestores modelam um ambiente de apoio, esta atitude será reforçada ao longo da experiência quotidiana do profissional de saúde. A consistência na modelagem do comportamento desejado pode levar à integração dessas habilidades “soft” como uma parte natural do desempenho esperado, proporcionando uma unidade coesa que está em sincronia ao cuidar do paciente.
Tal como acontece com a utilização de competências “soft” entre os membros da equipe, os colegas interdisciplinares também devem estabelecer uma abordagem colaborativa que utilize habilidades “soft” no apoio ao paciente. A comunicação eficaz entre as disciplinas incentiva o cuidado contínuo e auxilia muito na prevenção de erros. Ter resultados clínicos bastante aprimorados é o objetivo de todos os empregadores de saúde. Ter membros da equipe que conheçam o uso correto e positivo das habilidades “soft” ajuda a alcançar os objetivos dos empregadores.
A realização de uma avaliação honesta de todas as competências “transversais” priorizadas e a identificação daquelas que precisam de ser melhoradas devem ser incorporadas no programa académico.
O primeiro passo no desenvolvimento das competências “soft” dos estudantes de enfermagem e saúde é determinar quais estão em falta. Ao definir primeiro as competências que faltam, permite ao aluno desenvolver um plano de melhoria para essas competências “soft”. Uma compreensão profunda da importância das habilidades que precisam ser melhoradas é essencial. A criação de uma lista de três a cinco razões pelas quais a habilidade “soft” deve ser aprendida ou aprimorada fornecerá uma estrutura para o desenvolvimento da habilidade.
O próximo passo é praticar a habilidade diariamente. Com algumas habilidades, praticá-las diariamente pode rapidamente formar um hábito, enquanto outras podem levar tempo. Por exemplo, se a soft skill que falta é o gerenciamento do tempo, então o aprendizado do planejamento adequado e da boa organização precisará ser programado ao longo do dia. Criar o hábito de focar na melhoria do gerenciamento do tempo começará a desenvolver essa habilidade à medida que ela for incorporada à prática diária.
Por fim, tenha em mente que o domínio das competências “soft” é um processo contínuo e deve continuar ao longo da carreira profissional. Os fatores desencadeantes que afetam o uso positivo de competências “soft” podem ser um tipo específico de interação ou situação pessoal, um estado emocional ou circunstâncias externas. Estar aberto para continuar a dominar habilidades “soft” quando surgir um fator desencadeante garantirá que todos os membros da equipe estejam preparados para agir de forma clara e objetiva.
O uso adequado de habilidades “soft” não apenas cria membros valiosos na equipe de saúde, mas também cria um ambiente para fornecer o melhor atendimento ao paciente.
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Fonte da imagem: Envato
Fonte: Helen Murphy , BS. The Importance of “Soft” Skills in Nursing & Healthcare Professions