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Envolver o Corpo Clínico na governança hospitalar traz benefícios em custos e desempenho

Médicos são atraídos para a governança hospitalar baseada em resultados em todo o mundo

O desempenho do hospital em termos de saúde do paciente, qualidade dos cuidados e resultados de eficiência se beneficia do envolvimento do corpo clínico. Alguns estudos indicam que pode haver uma relação positiva entre os médicos que fazem parte dos conselhos hospitalares e o desempenho geral do hospital. A suposta relação entre estes chamados gestores médicos e o desempenho hospitalar permaneceu até agora uma “caixa negra”. No entanto, existe uma literatura crescente sobre a implementação de sistemas de gestão da qualidade em hospitais e a sua relação com a melhoria do desempenho. Parece, portanto, justo assumir que a relação entre o envolvimento dos médicos na gestão hospitalar e a melhoria do desempenho hospitalar é mediada através de sistemas de gestão da qualidade.

Um estudo com países da OECD identificou que os médicos desempenham um vasto leque de funções de gestão a nível departamental e hospitalar, mas apenas parcialmente acompanhadas de responsabilidades formais de tomada de decisão. O fato de os gestores médicos terem responsabilidades mais formais na tomada de decisões em áreas estratégicas de gestão hospitalar está positivamente associado ao nível de implementação de sistemas de gestão da qualidade.

 

Leia também: I Fórum de Atualização IBES: “Gestão do Corpo Clínico no Processo de Acreditação”

 

Os hospitais estão sob crescente pressão para melhorar seu desempenho. Isto não inclui apenas o desempenho em termos de eficiência, mas também, e cada vez mais, o desempenho em termos de qualidade e resultados para os pacientes. Consequentemente, a governança hospitalar está a alargar a sua orientação do “controle” dos custos e da produção para o “desempenho” em termos de resultados clínicos.

A governança hospitalar pode ser entendida como um termo amplo e ambíguo. Refere-se essencialmente aos padrões complexos de tomada de decisões relacionadas com os hospitais, a diferentes níveis, que moldam a verdadeira “estrutura de governação” dos hospitais. Deve ser diferenciado da gestão hospitalar, que é mais restrita, concentrando-se na gestão operacional do dia a dia do pessoal e dos serviços dentro da organização hospitalar.

Médicos são atraídos para a governança hospitalar baseada em resultados em todo o mundo. Em primeiro lugar, os hospitais melhorariam o seu desempenho com sucesso, se fossem liderados por pessoas que são os principais produtores de cuidados clínicos. Isto parece senso comum, pois é necessária uma compreensão mais profunda dos processos primários de atendimento ao paciente, ou seja, experiência profissional, para poder melhorar a qualidade do atendimento e os resultados do paciente. A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade é considerada um dos principais mecanismos para concretizar a melhoria do desempenho.

 

 

 

Em segundo lugar, a governança hospitalar é notoriamente tensa devido à sua estrutura organizacional dupla – isto é, a coexistência de estruturas de tomada de decisão gerenciais e profissionais, como inicialmente reconhecido e descrito no conceito de “burocracia profissional”.

O sociólogo norte-americano Eliot Freidson (2001) teorizou que os médicos, sendo profissionais, organizam predominantemente as suas práticas seguindo a lógica da profissionalização, enquanto os gestores hospitalares seguem a lógica da ciência da gestão ou da burocracia. Como ambas as lógicas estão frequentemente em conflito uma com a outra, são comuns relações tensionais entre médicos e gestores hospitalares. Atrair médicos para a gestão hospitalar aliviaria, portanto, a relação tensional e, em última análise, melhoraria o desempenho do hospital. Conceituações mais recentes vão além desse dualismo, enfatizando a mistura de funções gerenciais e profissionais que atualmente parece ocorrer, especialmente quando está relacionada à gestão da qualidade.

Parece haver uma tendência convergente para modelos em que os hospitais terão de ser governados como parte de uma rede de prestadores de cuidados ambulatoriais e de internação que se preocupam com a capacidade de resposta dos pacientes e com uma melhor atenção ao papel dos profissionais.

Poucos estudos investigaram a relação entre governança hospitalar e desempenho de qualidade. Existem alguns estudos que relatam associações entre o desempenho da qualidade e uma série de iniciativas, incluindo o estabelecimento de metas estratégicas para a melhoria da qualidade, colocando o desempenho da qualidade na agenda das reuniões do conselho, monitorando painéis de qualidade e nomeando um comitê de qualidade. Além disso, o envolvimento dos CEOs na gestão da qualidade foi associado ao sucesso de projetos de melhoria da qualidade.

Um estudo concluiu, com base numa análise secundária de dados publicamente disponíveis de fundos hospitalares no Reino Unido, que os hospitais dirigidos por um médico têm um desempenho melhor do que aqueles liderados por gestores leigos. Outro estudo transversal relatou fortes associações entre a classificação de qualidade gerada pela mídia dos 100 principais hospitais dos EUA e a formação médica do diretor executivo.

Portanto, desenvolver os médicos para a gestão e, ao mesmo tempo, implementar estratégias de gerenciamento do corpo clinico tendem a trazer benefícios visíveis no desempenho do hospital.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Rotar, A.M., Botje, D., Klazinga, N.S. et al. The involvement of medical doctors in hospital governance and implications for quality management: a quick scan in 19 and an in depth study in 7 OECD countries. BMC Health Serv Res 16 (Suppl 2), 160 (2016).



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