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Segundo a Resolução Anvisa 36/2013, é obrigatório notificar incidentes, queixas técnicas e eventos adversos quanto a utilização de produtos e serviços de vigilância sanitária.

A ideia da resolução é aprimorar os serviços de saúde, garantindo qualidade e motivando as instituições a gerenciarem estes casos.

Com esta notificação, a instituição:

  • Reconhece quais são os problemas
  • Reconhece as causas dos problemas
  • Pode criar medidas de controle
  • Pode avaliar a efetividade destas medidas

Esta obrigatoriedade vale para todos os serviços de Saúde, seja público, privado, filantrópico, civil ou militar.

 

Saiba mais em: EUA salvam 8 mil vidas e $ 2,9 bilhões com prevenção de eventos adversos

 

Você sabe o que significa…

Incidentes: episódios inesperados que causam dano a saúde do paciente.

Queixas técnicas: reclamações relacionadas ao cuidado à saúde .

Eventos adversos: complicações indesejadas em relação ao tratamento adotado.

 

Conheça práticas para reduzir incidentes, queixas e eventos adversos no II Fórum Práticas de Excelência para a  Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!

Inscreva-se em: www.foruminternacionalibes.com.br (vagas limitadas)


Confira também a matéria do Youtube: Neste episódio Aléxia Costa comenta um estudo sobre recomendações nas ocorrências de eventos adversos.

 

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Referência:

Ministério da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013. 2013.



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