- 5 de julho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Legislação, Notícias
Segundo a Resolução Anvisa 36/2013, é obrigatório notificar incidentes, queixas técnicas e eventos adversos quanto a utilização de produtos e serviços de vigilância sanitária.
A ideia da resolução é aprimorar os serviços de saúde, garantindo qualidade e motivando as instituições a gerenciarem estes casos.
Com esta notificação, a instituição:
- Reconhece quais são os problemas
- Reconhece as causas dos problemas
- Pode criar medidas de controle
- Pode avaliar a efetividade destas medidas
Esta obrigatoriedade vale para todos os serviços de Saúde, seja público, privado, filantrópico, civil ou militar.
Saiba mais em: EUA salvam 8 mil vidas e $ 2,9 bilhões com prevenção de eventos adversos
Você sabe o que significa…
Incidentes: episódios inesperados que causam dano a saúde do paciente.
Queixas técnicas: reclamações relacionadas ao cuidado à saúde .
Eventos adversos: complicações indesejadas em relação ao tratamento adotado.
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Referência:
Ministério da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013. 2013.