- 3 de agosto de 2021
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Diretrizes para Atenção Especializada no contexto da Covid-19
A Covid-19, por ser uma doença nova, fez com que os profissionais tivessem que se reinventar para melhor atender a todas as necessidades dos pacientes. Para oferecer orientações técnicas sobre as melhores práticas assistenciais, o Ministério da Saúde elaborou e consolidou um manual com diretrizes para gestores e profissionais com objetivo de orientar fluxos, ações e serviços com foco na segurança e gerenciamento do risco sanitário, no contexto da pandemia de COVID-19.
Leia aqui as Diretrizes.
As ações de prevenção e controle da transmissão do vírus, bem como o acesso aos cuidados intensivos para os casos de maior gravidade tem sido uma grande preocupação, não só dos gestores e profissionais da saúde, mas de toda a sociedade em todo o mundo. Torna-se fundamental a atenção aos pacientes após a alta hospitalar que apresentarem sequelas e/ou necessidades especiais após a fase aguda da doença, quando considerados recuperados da COVID-19.
Cuidados relacionados a outras doenças continuam sendo necessários, tanto para a prevenção quanto para o diagnóstico, tratamento e reabilitação, sendo a manutenção e continuidade dessas ações e serviços, durante a pandemia, um grande desafio para as Redes de Atenção à Saúde (RAS). Em decorrência dos impactos resultantes da emergência de saúde pública de importância internacional ocasionadas pelo SARS-CoV-2, o Ministério da Saúde consolidou e atualizou diretrizes assistenciais relacionadas às Políticas do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET/ SAES). O objetivo é oferecer orientações técnicas aos gestores e profissionais da saúde sobre as melhores práticas assistenciais aos indivíduos com suspeita ou confirmação de COVID-19.
Leia também: Tele-UTI: disponível aos hospitais com leitos de UTI para pacientes com COVID-19
As diretrizes são baseadas nas melhores evidências disponíveis e poderão ser alteradas diante de novas constatações. O documento de diretrizes para Atenção Especializada prepara os profissionais de saúde sobre as formas críticas da Covid-19.
O texto trata sobre o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos pacientes e traz orientações sobre a atenção necessária depois de as pessoas terem alta hospitalar com sequelas ou necessidades especiais. O arquivo será atualizado pela área conforme novas normas e conteúdos sobre a Covid-19 forem lançados.
O documento também traz diretrizes sobre a realização de procedimentos hospitalares durante a pandemia, tais como
- cirurgias eletivas;
- transplante de órgãos e tecidos;
- telessaúde;
- cuidados às pessoas com deficiência,
- entre outros.
Os Graus funcionais da escala de avaliação do status individual pós-COVID-19 (PCFS) são considerados para a definição de ações assistenciais a serem implementadas junto ao paciente.
Fonte da imagem: Freepik
Fonte: Ministério da Saúde