- 8 de maio de 2017
- Posted by: Grupo IBES
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Há muitas razões pelas quais é essencial examinar a educação quando se esforçam para uma atenção primária mais segura. Principais razões incluem:
- Fornecendo educação sobre os princípios centrais da atenção primária a todos os cuidados de saúde criadores de uma base de valores sobre os quais se deve desenvolver um cultura;
- Ter uma mão-de-obra adequada e bem treinada na área de saúde é essencial para fornecer cuidados seguros e de alta qualidade;
- Educação sobre as competências em matéria de segurança tem o potencial de pacientes.
Tipos de Educação
Educação pré-serviço
Educação pré-serviço para os profissionais ocorre antes de ser qualificados como prestadores de cuidados de saúde. A segurança dos cuidados primários pode ser reforçada através da garantia de uma boa qualidade de educação pré-serviço em competências técnicas, cuidados preventivos, diagnóstico, terapêutica e cuidados paliativos.
Formação contínua
O desenvolvimento profissional através da formação em serviço é outra forma de manter cuidados primários de alta qualidade. Para os sistemas de saúde que ainda não tem uma sólida força de trabalho especializada em cuidados primários, a formação para reforçar ou reconverter os profissionais de saúde existentes fornece ao sistema de saúde provedores de cuidados primários competentes
Questões chave
Há uma série de questões e desafios enfrentados pelas autoridades envolvidas no planejamento da educação para uma atenção primária mais segura. As principais questões a serem consideradas incluem:
- Variações no nível de provedores de educação têm antes de prática;
- Inclusão insuficiente de tópicos de segurança nos currículos de pré-serviço;
- Educação limitada sobre segurança voltada especificamente para a atenção primária;
- Evidência limitada sobre as técnicas educacionais mais eficazes.
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práticas passo a passo
Educar e formar a força de trabalho de saúde é um alicerce fundamental para a segurança dos cuidados primários. As estratégias que os estados membros da OMS priorizam na criação de uma capacidade suficiente de mão-de-obra de saúde para Cuidados primários incluem:
1. Reconhecendo a infra-estrutura necessária para apoiar a educação
- Identificar os cuidados primários mais seguros como objetivo dos planos estratégicos afim de os decisores alocarem recursos para a educação;
- Desenvolver a capacidade de liderança em segurança, atraindo os governantes, encorajando a acreditação externa e incorporando elementos de regulamentares e de licenciamento;
- Vinculação de cuidados primários mais seguros com iniciativas de doadores existentes para recursos;
- Vinculação com sociedades profissionais, redes, organizações de pacientes e outras chaves para enfatizar a importância da educação na segurança dos pacientes.
2. Desenvolver a educação especificamente sobre segurança na atenção primária
- Tornar obrigatória a educação sobre a segurança na atenção primária e parte dos procedimentos de avaliação;
- Baseando-se nos currículos existentes sobre a segurança dos doentes na atenção primária e adaptando-os utilizando exemplos relevantes a nível local;
- Incorporar uma ampla gama de tópicos sobre educação em segurança, tais como fatores humanos, liderança, comunicação intra e inter-profissional, relato de incidentes, como medir a segurança e a qualidade na atenção primária e como aprender com os erros;
- Fornecendo educação sobre abordagens de melhoria de qualidade para que os trabalhadores não só sejam capazes de identificar incidentes, mas também saber minimizá-los no futuro. Isso pode incluir educação sobre sistemas de lembrete, auditorias clínicas, visitas de proximidade e melhoria contínua da qualidade;
- Fornecer uma educação generalista que possa ser adaptada a muitos contextos, em vez de intervenções específicas de doenças;
- Iniciando a formação em segurança precoce, de preferência na fase de pré-serviço, onde há melhor oportunidade para capturar coortes inteiros e estabelecer fundações sólidas.
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3. Pensar criativamente sobre como prover educação
- Educando os trabalhadores usando uma mistura de educação pré-serviço e em serviço. Poderá ser prestada formação geral em matéria de segurança a todos os trabalhadores com uma formação mais específica orientada conforme necessário;
- Oferecer educação prática, talvez em um ambiente de trabalho, usando observação direta, feedback, vídeos e rotações;
- Fornecer oportunidades para aprender e praticar cuidados primários mais seguros em um ambiente local baseado em equipe;
- Avaliar a eficácia de diferentes métodos de ensino;
- Monitorar melhorias nos resultados do aluno e do paciente para que as mudanças nas práticas ea segurança do paciente possam ser acompanhadas ao longo do tempo;
- Dar incentivos para que os prestadores participem na educação, como tempo de aprendizagem protegido, apoio financeiro e certificados.
4. Desenvolver formadores e recursos educativos
- Acreditar cursos e aprendizes;
- Compartilhamento de recursos entre organizações menores e maiores para que todos possam acessar conhecimentos e materiais educacionais;
- Desenvolver recursos partilhados, tais como ferramentas e medidas educativas, e tirar partido dos materiais em linha existentes;
- Aumentar as oportunidades de supervisão e modelagem de funções;
- Identificar os defensores da segurança dos doentes nos cuidados primários e formá-los como formadores para apoiar a aprendizagem entre pares;
- Desenvolver ligações com organismos internacionais para ajudar a implementar melhores práticas;
- Fornecer plataformas onde os serviços de atenção primária e os provedores podem comemorar o sucesso e compartilhar idéias
5. Ampliação do leque de profissionais treinados
- Assegurar que um número adequado de trabalhadores de cuidados primários de diferentes disciplinas sejam educados, tais como auxiliares de saúde, enfermeiros, médicos e funções de apoio administrativo;
- Educar todas as profissões da saúde sobre os princípios da atenção primária para construir entendimento compartilhado;
- Oferecer oportunidades de educação em equipe interprofissional;
- Desenvolver a formação em diferentes níveis para reduzir o obstáculo inicial para a maioria e permitir que os interessados continuem a aprender em níveis mais elevados;
- Educar os provedores sobre o papel do paciente na melhoria da segurança porque os pacientes são membros-chave das equipes de cuidados.
Fonte: Technical Series on Safer Primary Care – Educação e Treinamento
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