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Definir metas e alcançar objetivos são os princípios da Gestão Estratégica

Definir metas a alcançar, fazer com que todos os setores atuem de forma coesa e otimizar os processos em toda a estrutura organizacional para que esses objetivos sejam alcançados. Lendo assim, parece tão fácil e tão óbvio que pensamos não haver nenhuma empresa que não atue seguindo esses preceitos, não é verdade?

Na prática, porém, não é bem assim.

Estamos falando de empresas que praticam a gestão estratégica. Por mais clareza que tenhamos de que esse é o caminho mais direto para o sucesso de qualquer negócio, vemos que muitos ainda estão longe de uma gestão eficiente.

Para que a estratégia funcione, é preciso realizar um diagnóstico do gerenciamento. A empresa precisa fazer um panorama da situação atual, por exemplo, quais são os produtos que possui, como estão os indicadores de venda e marketing, as falhas que seus serviços enfrentam no mercado, como o negócio é visto perante os concorrentes e demais perguntas relevantes. Feito isso, é preciso pensar em quais medidas serão aplicadas para resolver o problema.

Leia também: Como repensar modelos de planejamento estratégico

É o momento de buscar novas formas de gestão que podem ser usadas, para treinar a equipe, investir em inovação e realizar uma análise eficiente da concorrência e do mercado. Dessa forma, é mais fácil focar no cliente e compreender o que ele espera do negócio.

Então, é necessário colocar as ações traçadas em prática, considerando sempre a otimização, seguindo o projeto inicial e as metas, sem perder de vista que a gestão estratégica é um aprendizado contínuo.

Mais do que um grupo de práticas a serem adotadas de uma só vez, essas ações precisam se integrar como parte da operação da empresa. O trabalho deve ser contínuo, acompanhado, averiguando sempre os resultados.

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Fonte da imagem: Freepik

 



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