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Liderança

CURSO 1.1: COMO ESTRUTURAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Carga Horária: 08 h

Objetivo: Obter informações para a estruturação do Planejamento Estratégico em instituições de saúde. Conhecer ações para acompanhamento sistemático dos objetivos estratégicos e desdobramento do planejamento estratégico.

Público Alvo: Gestores, diretores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:
  • Peças estratégicas de gestão – Plano Diretor, Planejamento estratégico e Planejamento orçamentário;
  • Estruturação do pensamento estratégico – Missão, visão e valores;
  • Construção do Mapa Estratégico. Metodologia – GPD X BSC X ETC;
  • O desdobramento das estratégias. Responsabilização, Convencimento, Envolvimento X Comprometimento;
  • Processo de Comunicação e o risco do “telefone sem fio”
  • Diferenças entre gerir projetos e processos;
  • Processo de acompanhamento e revisão do planejamento;
  • Inovação – A falsa sensação de segurança ao fazer mais do mesmo, ainda que de forma mais competente;
  • Dinâmicas para aprendizado;

CURSO 1.2: GESTÃO DA ESTRATÉGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Carga Horária: 08h

Objetivo: Programa de treinamento que aborda os conceitos do PE, desde a definição da Identidade Organizacional até a confecção do Mapa Estratégico baseado na metodologia Balance Score Card, demonstra a importância das práticas de Gestão

Estratégica no contexto dos serviços de saúde.

Público Alvo: Líderes, diretores, administradores, médicos, enfermeiros, que atuam na área de gestão.

Público Alvo: Gestores, diretores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:
  • O contexto atual das organizações da Saúde e a Gestão Estratégica;
  • Os mecanismos de formulação e implantação da estratégia aplicada aos serviços de saúde;
  • Fazendo da Gestão Estratégica um processo gerencial da organização da saúde;
  • Os passos básicos para uma formulação estratégica em serviços de saúde;
  • A arquitetura de um sistema de medição do desempenho alinhado à estratégia (BSC);
  • Como desdobrar a estratégia em metas para setores e processos da organização;
  • Como implantar a análise crítica do desempenho global;
  • O Ciclo de Aprendizagem estratégica.

CURSO 1.3: WORKSHOP DE LIDERANÇA

Carga Horária: 08h

Objetivo: Desenvolver os Líderes dos processos assistenciais, administrativos e de apio das organizações de saúde para compreender o seu papel no contexto de gestão de sua unidade de negócio. Motivar o líder através do despertar do seu papel no sistema.

Público Alvo: Gestores, diretores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:
  • Conceito de Liderança em Saúde;
  • Consciência do papel como líder assistencial;
  • Construção de um time de alta performance; e
  • Visão Sistêmica e Gestão Integrada.
  • Motivação de equipes e times de trabalho.

CURSO 1.4: WORKSHOP DE CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Carga Horária: 32h

Objetivo: Obter informações para estruturação do Planejamento Estratégico em instituições de saúde. Conhecer ações para acompanhamento sistemático dos objetivos estratégicos e desdobramento do planejamento estratégico.

Construir os princípios organizacionais, os objetivos estratégicos e o Mapa Estratégico da Instituição mediado pelo facilitador.

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.

Conteúdo Programático:

Módulo I – Conceituação e Princípios Organizacionais

  • Planejamento Estratégico – conceitos;
  • Reflexão/revisão ou definição de:
    • A) Missão;
    • B) Visão;
    • C) Valores; e
    • D) Negócio.

Módulo II – Análise Swot (Análise do cenário)

  • Análise das fraquezas internas;
  • Análise dos pontos fortes internos;
  • Análise das ameaças externas; e
  • Análise das oportunidades externas.

Módulo III – Objetivos Estratégicos

  • Elaboração dos objetivos estratégicos;
  • Validação dos objetivos estratégicos em ferramenta BSC – Balanced Score Card.
  • Elaboração do Mapa Estratégico;

Módulo IV – Monitoramento

  • Estratégias para desdobramento do Planejamento Estratégico até o nível operacional;
  • Apresentação e utilização de modelos de monitoramento dos indicadores estratégicos;
  • Painéis de gestão, BI e painel de bordo.

CURSO 1.5: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS EM SAÚDE

Carga Horária: 08h

Objetivo: Capacitar o profissional de saúde para os conceitos relacionados à implantação de Políticas Organizacionais dentro da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação, baseando-se nas definições do Manual da ONA Organização Nacional de Acreditação (versão vigente: 2014). Desenvolver habilidades para o engajamento das pessoas da organização. Sugerir indicadores para o monitoramento das Políticas implantadas.

Público Alvo: Gestores e Analistas da Qualidade, Médicos, Enfermeiros, Administradores, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Biomédicos, Engenheiros, Fonoaudiólogos e demais profissionais de saúde.

Conteúdo Programático:
  • Conceitos gerais: Políticas, Diretrizes e Procedimentos
  • Política de gestão da qualidade.
  • Política de comunicação institucional.
  • Política de gestão pessoas.
  • Política de gestão de custos.
  • Política institucional de consentimento informado e esclarecido.
  • Política de gestão ambiental.
  • Política de gestão da informação.
  • Política de identificação do paciente/cliente.
  • Política de qualificação de fornecedores.
  • Política de Segurança do Paciente
  • Indicadores para monitoramento das Políticas
  • Como engajar colaboradores na implantação das Políticas
  • Como engajar médicos na implantação das Políticas
  • Como engajar pacientes na implantação das Políticas