Gestão em Pessoas
CURSO 2.1: SISTEMAS DE MONITORAMENTO GERENCIAL
Carga Horária: 08h
Objetivo: O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais para criarem um sistema de monitoramento gerencial eficaz, seja para acompanhamento estratégico ou de processos. De uma maneira prática, os participantes aprenderão a gerar indicadores apropriados para o que necessitam, a medir os resultados a partir de gráficos completos e adequados, e analisar criticamente os resultados, sendo capazes de gerar planos de ação correlacionados com os objetivos planejados.
Público Alvo: O público-alvo é todo o profissional que atua em funções de liderança, bem como suporte administrativo.
Conteúdo Programático:
Para quê Medir? – (Origens e funções dos indicadores).
- Breve histórico dos indicadores nas organizações;
- Indicadores como Insumo na Tomada de Decisão.
Conceitos Estatísticos – (Definição dos principais conceitos técnicos sobre a estatística.)
- Breve História da Estatística;
- Números-Índice;
- Estatística Descritiva;
- Medidas de Posição e Dispersão.
Ferramentas Gráficas – (Conceitos e técnicas para construção de um bom gráfico.)
- Por que Utilizar Gráficos;
- Tipos de Gráficos e Suas Funções;
- Informações Importantes em um Gráfico.
Identificando Indicadores – (Ferramenta para identificar os indicadores.)
- Tipos de Indicadores;
- Foco no Resultado;
- Foco na Causalidade.
Aplicando Conceitos – (Contextualização dos conceitos abordados.)
- Indicadores e o Processo;
- Indicadores e a Estratégia;
- Definindo Metas.
Melhoria Contínua – (Prática da Melhoria Contínua por meio de ferramentas.)
- O Benchmarking;
- A análise Crítica;
- Os planos de Ação.
CURSO 2.2: GESTÃO DE PESSOAS, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
Carga Horária: 08h
Objetivo: Apresentar os principais requisitos do Manual ONA versão 2014 relacionados à Subseção Gestão de Pessoas, bem como apresentar as principais Normas do Ministério do Trabalho (NRs) aplicáveis aos serviços de saúde. Explorar o conceito de Avaliação da eficácia de treinamentos.
Público Alvo: Profissionais de todas as áreas de saúde, gestores e analistas de RH.
Conteúdo Programático:
- Dimensionamento de Profissionais conforme o perfil epidemiológico da população atendida.
- Organograma institucional e Responsabilidades definidas.
- Processo de seleção e desligamento de pessoas alinhado às competências essenciais e individuais.
- Procedimento para o credenciamento e admissão de pessoas e para a atualização das informações.
- Gerenciamento do corpo clínico.
- Regimentos das categorias profissionais.
- Segurança ocupacional e as Normas Regulamentadoras.
- Capacitação dos profissionais para situações de riscos patrimoniais e físicos.
- Saúde Ocupacional.
- Programas de qualidade de vida e saúde.
- Programa de integração e acompanhamento de novas pessoas.
- Identificação das necessidades de capacitação.
- Desenvolvimento das lideranças.
- Avalição da eficácia, através do resultado do desempenho de trabalho.
CURSO 2.3: NEGOCIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONFLITOS EM SAÚDE
Carga Horária: 08h
Objetivo: Promover os conceitos de negociação entre os diversos líderes no ambiente de saúde, entre seus pares, seus colaboradores e superiores, de modo a agregar valor à instituição.
Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
- Conceitos de negociação e estratégia;
- Etapas da negociação;
- Casos e ambientes de negociação;
- Perfil do negociador;
- Tipos de negociação: ganha-ganha, perde-perde;
- Gestão de conflitos x mudança.