[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Cuidado da criança / adolescente com sobrepeso e obesidade na Atenção Primária

O sobrepeso e obesidade na infância e adolescência são preocupantes em razão do risco de persistência na idade adulta e das comorbidades associadas. A obesidade é um distúrbio do estado nutricional traduzido por aumento de tecido adiposo, reflexo do excesso de gordura resultante do balanço positivo de energia na relação ingestão-gasto calórica.

A obesidade infantil já se tornou um fator risco bem preocupante para a Organização Mundial de Saúde (OMS) e para toda família preocupada com o estado de saúde de seus familiares. O sobrepeso e obesidade abrange vários aspectos fisiológicos de risco, como os problemas de coração, do metabolismo e respiratórios, é mais que necessário que se tome conhecimento da alimentação diária das crianças e adolescentes, orientando e mostrando alternativas saudáveis para que no futuro possam ter uma vida saudável e uma saúde perfeita.

Leia também: Obesidade infantil: como prevenir

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2017), estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, com 7,7%. Essa situação deve ser um tema prioritário nas agendas dos profissionais da saúde e das autoridades.

Destaca-se a percepção da dificuldade do cuidado integral às crianças com sobrepeso ou obesidade e a falta de um protocolo de atendimento para o correto diagnóstico e abordagem do problema. Também foi possível destacar que o NASF tem papel fundamental no cuidado a esse grupo populacional e que o trabalho com os pais é considerado indispensável.

Com essas considerações, foi preparado um Instrutivo para contribuir com a qualificação da atenção à criança com sobrepeso ou obesidade e propor ações para o enfrentamento desse problema na Estratégia de Saúde da Família.

O Instrutivo é destinado a apoiar e qualificar o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde na oferta do cuidado para crianças e adolescentes diagnosticados com sobrepeso e obesidade segundo o Índice de Massa Corporal (IMC) por idade.

Apresenta recomendações de cuidado para crianças e adolescentes baseadas em cinco grandes estratégias focadas na alimentação saudável, aliada a uma vida mais ativa à redução do tempo em atividades sedentárias, aos cuidados com o sono e à saúde mental.

As recomendações aqui apresentadas podem beneficiar todas as crianças e os adolescentes que frequentam as unidades de saúde, assim como o monitoramento do crescimento e desenvolvimento, independentemente do estado nutricional.

Para apoiar os profissionais de saúde e equipes de APS no planejamento das intervenções para cuidado adequado de crianças e adolescentes com excesso de peso e garantia do seu pleno crescimento e desenvolvimento, o material foi organizado em 7 capítulos:

  • Magnitude e repercussões da obesidade;
  • Como fazer o diagnóstico do sobrepeso e obesidade;
  • Como organizar o cuidado nas unidades de APS;
  • O cuidado em si;
  • Estratégias para apoiar a mudança de comportamento;
  • O cuidado multicomponente e quando encaminhar para a Atenção Especializada.

O Instrutivo ainda conta com uma série de anexos com materiais de apoio para a realização de ações durante o processo de cuidado.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Cofen



Deixe um comentário