[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Multi-Ethnic Group Of Diverse People Holding Letters That Form D

O número de pessoas que tem conhecimento do diagnóstico de diabetes aumentou de 5,5% e 8,9% em 10 anos. Os dados levantados entre 2006 e 2016, mostram que as mulheres lideram o ranking: 9,9% da população feminina declarou possuir a doença contra 7,8% dos homens.

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no Dia Mundial do Diabetes, reforça o alerta à população sobre o crescimento da doença no país.

O crescimento do diabetes é uma tendência mundial. Segundo a Pesquisa Vigitel, 18% da população das capitais brasileiras consomem alimentos doces em cinco ou mais dias da semana, sendo maior entre mulheres (19,7%) do que entre homens (16,0%). O comportamento é mais comum entre jovens de 18 a 24 (26,2%) seguido pela faixa etária de 25 a 34 (20,6%).

Leia também: SBD divulga recomendações sobre o Tratamento injetável do diabetes

Incentivos para hábitos saudáveis
O Brasil adotou as metas internacionais para combater o crescimento do excesso de peso e obesidade.
Durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, realizado em março em Brasília, o país assumiu como compromisso deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, por meio de políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional; reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta, até 2019; e ampliar em no mínimo 17,8% o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente até 2019.
 
Leia Também: Países apresentam à OMS propostas para combater a obesidade infantil
 
Outra ação para a promoção da alimentação saudável foi a publicação do Guia Alimentar para a População Brasileira. Reconhecida mundialmente pela abordagem integral da promoção à nutrição adequada, a publicação orienta a população com recomendações sobre alimentação saudável e para fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação. O Governo Federal também incentiva a prática de atividades físicas por meio do Programa Academia da Saúde com aproximadamente 4 mil polos habilitados e 2.012 com obras concluídos.
 
Leia também: Guia Alimentar para a População Brasileira ensina 10 simples passos para uma alimentação saudável

Fonte: Gabriela Rocha, da Agência Saúde