[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Carnes processadas – como bacon, salsichas e presunto – causam câncer, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O relatório afirma que 50g de carne processada por dia – menos de duas fatias de bacon – aumenta a chance de desenvolver câncer colorretal em 18%.
 
embutidos

Até então, dizia-se que as carnes vermelhas eram “provavelmente cancerígenas”, mas não havia evidência de estudos maiores. Mas a carne também tem benefícios para a saúde. O Cancer Research UK disse que a informação é um motivo para reduzir o consumo, em vez de desistir de carnes vermelhas. E acrescentou que um sanduíche de bacon ocasional faria pouco dano.
 
O que é carne processada? Carne processada é aquela modificada a fim de se estender o seu prazo de validade ou alterar o sabor e os principais métodos são a defumação, a “cura”, ou a adição de sal ou conservantes. Moer a carne não significa que a carne resultante é “processada” a menos que seja modificada. Carne processada inclui bacon, lingüiças, salsichas, salame, carne enlatada, carne seca e presunto, bem como molhos à base de carne.
 
Os produtos químicos envolvidos no processamento estão relacionados ao aumento do risco de câncer. Cozimento em alta temperatura, como em um churrasco, também pode criar substâncias químicas cancerígenas.
 
Carne x risco de câncer: Classificação da Organização Mundial de Saúde
 
No Reino Unido, cerca de 6 em cada 100 pessoas têm câncer colorretal em algum momento de suas vidas. Se eles consumissem 50g de bacon extra ao dia para o resto de suas vidas, o risco aumentaria de 18% para cerca de 7 em cada 100 pessoas com câncer colorretal.
 
 
 
FONTE: BBC/OMS