- 24 de abril de 2017
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Sem categoria
A OMS elegeu seis protocolos básicos para a segurança do paciente. Duas questões motivaram a OMS a eleger os protocolos de segurança do paciente: o pouco investimento necessário para a sua implantação e a magnitude dos erros e eventos adversos decorrentes da falta deles.
Hoje, vamos falar sobre o protocolo de identificação do paciente.
Objetivo do protocolo de identificação do paciente
A finalidade deste protocolo é garantir a correta identificação do paciente, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes. O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.
Notícias relacionadas
Quem são os envolvidos na segurança do paciente?
Afinal, o que é Segurança do Paciente e quais os protocolos básicos?
Conheça o Protocolo para prevenção de Úlcera por Pressão
Por que a criação do protocolo?
A identificação correta do paciente é o processo pelo qual se assegura ao paciente que a ele é destinado determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo a ocorrência de erros e enganos que o possam lesar.
Principais intervenções
-
Identificar os pacientes
Para assegurar que todos os pacientes sejam corretamente identificados, é necessário usar pelo menos dois identificadores em pulseira branca padronizada, colocada num membro do paciente para que seja conferido antes do cuidado. As especificações da pulseira de identificação do paciente estão descritas no Apêndice deste Protocolo.
-
Educar o paciente/ acompanhante/ familiar / cuidador
Para envolver o paciente/ acompanhante/familiar/cuidador no processo de identificação correta, é necessário que sejam explicados os propósitos dos 2 identificadores da pulseira e que a conferência da identificação seja obrigatória antes do cuidado.
-
Confirmar a identificação do paciente antes do cuidado
A confirmação da identificação do paciente será realizada antes do cuidado. Inclui a orientação da administração de medicamentos, do sangue e de hemoderivados, da coleta de material para exame, da entrega da dieta e da realização de procedimentos invasivos.
Você pode fazer o download do protocolo em http://www.ibes.med.br/artigos/
Notícias relacionadas
Quais os benefícios da Acreditação?
Por que a avaliação educativa em instituições de saúde é mais eficiente?
Você sabe o que é o Canal Multidisciplinar do IBES?