[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Conheça o Movimento Papo Cabeça, da OMS: uma rede de empatia que aborda saúde mental

Quantas vezes você ouviu falar em “Saúde mental” nos últimos anos? O “Movimento Papo cabeça” começa aqui, com informação para conscientizar a todos e para continuar ajudando a levar o tema Saúde Mental ao alcance de ainda mais pessoas. Afinal, quanto mais conscientização, mais pessoas poderão falar abertamente e livremente sobre os assuntos relacionados à saúde mental e bem estar, sem preconceito ou apego a mitos.

Para isso acontecer, a Fundación MAPFRE e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) se juntaram para lançar uma campanha digital com foco na saúde mental da população brasileira. O “Movimento Papo Cabeça” irá unir, durante os meses de dezembro e janeiro, vozes – entre especialistas e influenciadores – para promover uma roda de conversa sobre saúde mental. Ao abordar o assunto de forma aberta e com diálogo, consciência e empatia, a campanha pretende levar informação confiável e de qualidade para toda a sociedade.

Leia também: Covid-19: como anda a saúde mental dos profissionais?

Baseada nos pilares escuta, diálogo e informação, o “Movimento Papo Cabeça” pretende, ao longo dos próximos meses, atuar em diversas frentes, com diferentes públicos, para criar uma grande rede de empatia e ouvir e falar de forma acessível, sem julgamentos ou seletividade.

Atualmente, o tema já é falado com mais liberdade e naturalidade, mas ainda esbarra em mitos, preconceitos, estigmas e barreiras que podem distanciar algumas pessoas do assunto, ou pior ainda, impedir cuidados necessários para a promoção da saúde mental e do bem-estar individual e coletivo.

E são justamente estes pontos que causam bloqueio ao tema que desejamos esclarecer e abordar de uma forma mais leve, prática e objetiva para tornar o assunto sobre saúde mental cada vez mais presente e natural no dia a dia da população.

A pandemia produziu impactos significativos no âmbito social e econômico, assim como nas condições de saúde física e mental e no bem-estar da nossa sociedade. Segundo documento publicado recentemente pela revista científica “The Lancet”, mais de quatro em cada 10 brasileiros tiveram problemas de ansiedade.

As condições mentais relacionadas ao uso de substâncias são altamente prevalentes em todo o mundo. No Brasil, isso não é diferente. De um lado, existe uma demanda crescente de pessoas que necessitam de cuidado. De outro, há escassez de serviços e profissionais especializados, o que gera uma lacuna de tratamento que, somada a outros fatores sociais e econômicos, como desemprego, desigualdades sociais, discriminação e estigma associado a pessoas com problemas mentais, agrava ainda mais a situação”, conta Catarina Dahl, consultora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além de conteúdos sobre a saúde mental, a campanha “Movimento Papo Cabeça” também vai reunir ações de mídia e redes sociais para aumentar ainda mais o potencial de alcance das informações.

Campanhas como estas são oportunidades valiosas para conscientizar a população, desmistificar o tema saúde mental e criar uma atmosfera de solidariedade entre as pessoas e na sociedade como um todo”, conclui Catarina, consultora da OPAS/OMS.

E para trazer mais atenção ao tema, o Grupo IBES tem um programa totalmente voltado para os transtornos que a COVID causou e tem causado ainda no nosso cotidiano. Ainda que a população esteja sendo informada quanto aos cuidados de prevenção, bem como os estabelecimentos de saúde estejam adotando práticas orientadas pelos órgãos governamentais, há um receio das pessoas voltarem a frequentar estabelecimentos na retomada das atividades.

Leia mais sobre a Certificação COVID FREE, programa que ajudará a retardar a disseminação do COVID-19 e tranquilizará seus clientes de que eles podem visitar seus negócios, espaços, com segurança, conferindo a credibilidade que uma certificação traz.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: OPAS



Deixe um comentário