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Estudos sobre danos ao paciente são realizados há bastante tempo. O foco no paciente e em sua segurança tem recebido cada vez mais visibilidade e notoriedade. Em prol deste avanço, um artigo recente publicado no Patient Safety Network proveu esclarecimentos sobre conceitos importantes para monitoramento de tais ocorrências.

1. Evento adverso: trata-se de uma lesão acidental causada/agravada pelo mau gerenciamento assistencial durante o diagnóstico, tratamento ou internação (não pela própria doença do enfermo).

 

Os eventos adversos podem ser subdivididos em 3 categorias:

  • preveníveis (os quais podem ser evitados por meio da implantação de estratégias);
  • passíveis de aprimoramento (os quais não podem ser evitados, mas podem ter o impacto de seus danos reduzidos);
  • devido à negligência (não respeitando aos padrões esperados da instituição ou colaborador).

 

2. Erros: trata-se de qualquer ato que envolva fazer algo errado ou falhar na tentativa de realizar a atividade certa o qual gera resultados indesejados ou apresenta alto potencial de gerar tais resultados, levando perigo ao paciente.

 

3. Quase-erros: também conhecido como “evento adverso potencial” trata-se de qualquer situação que poderia ter tido consequências negativas, mas não teve. Neste caso, o erro foi cometido, mas o paciente não sofre danos por conta da identificação precoce ou pura sorte.

 

Confira também: Grupos vulneráveis experimentam mais eventos adversos, cita estudo

 

É impossível extinguir estes incidentes da rotina de instituições de saúde, contudo, a partir da notificação dos mesmos é possível identificar, avaliar, prevenir e remediar estes casos.

 

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Aprenda como ajudar os profissionais envolvidos nestes incidentes abaixo:

 

Referência:

Patient Safety Network. Adverse Events, Near Misses, and Errors. Agosto de 2018.



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