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comunicação internaNão é de hoje que ouvimos de todos a nossa volta que o maior problema da empresa que trabalham é a comunicação interna. Nos hospitais e demais serviços de saúde não é diferente.

O contexto da saúde sim, é mais abrangente. Temos em um hospital um número de tipos diferentes de profissionais maior que na grande maioria das empresas de outros setores. Como agravante, trabalhamos em turnos diferentes enquanto a administração da empresa atua apenas em horários comerciais, na maioria das vezes. Some ainda neste cálculo de dificuldade, o fato de alguns profissionais possuírem vínculos múltiplos de trabalho, o que não ocorre normalmente em outros mercados.

O ponto é que todos sabemos das dificuldades, todos dizemos que administrar um serviço de saúde é mais complexo que em outros ramos, mas simplesmente mantemos o modelo atual de comunicação e relacionamento.

 

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O esquema mais básico que estuda a comunicação fala em Emissor, Receptor, Canal, Contexto e Mensagem, sendo que o receptor é quem deve “mandar” no processo de comunicação. Mandar no sentido de que o contexto do mesmo deve ser entendido pelo Emissor, antes deste definir o canal mais adequado e preparar a mensagem.

Vamos à prática!

Profissionais de áreas técnicas tem bastante dificuldade com mensagens generalistas e pouco específicas, normalmente buscam algo exato na mensagem, algo que os conforte tecnicamente, este é o seu contexto. Profissionais de nível hierárquico mais avançado esperam uma comunicação que os induza ao pensamento analítico, não apenas um dado que eles devam aceitar. Profissionais que atuam diretamente na assistência sempre sentem-se mais confortáveis quando percebem o valor agregado ao paciente nas comunicações e decisões, mas misteriosamente continuamos com as mensagens padrão, via e-mail, ou ainda no quadro de avisos.

Sabemos que não terão efeito, mas continuamos. Se você quer comunicar melhor, entenda seu receptor!

 

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IMG-20170427-WA0026Escrito por Christian Hart Ferreira – Diretor de Projetos e Novos Negócios do IBES

Administrador de empresas, MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde, Avaliador líder em processos de certificação nacional e internacional. Atuou como Supervisor de Suprimentos, Assessor da Qualidade e Diretor Administrativo de Hospital de grande porte. Atualmente é Diretor de Projetos e Novos Negócios do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde.