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Comunicação e Trabalho em Equipe são tema do “Abril pela segurança do paciente 2024”

A Anvisa convoca os serviços de saúde a incentivar a comunicação e o trabalho em equipe para a qualidade da assistência

Os temas da campanha nacional “Abril pela Segurança do Paciente – 2024” são Comunicação e Trabalho em equipe. O objetivo da iniciativa é mobilizar gestores, profissionais dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) e de outras instâncias dos serviços de saúde, profissionais da assistência, pacientes, formuladores de políticas, pesquisadores, redes de profissionais e outros para priorizar a comunicação e o trabalho em equipe nesses serviços. Tudo isso para fortalecer a segurança do paciente.

 

A Portaria 529, de 1º de abril de 2013, instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Com isso, o mês de abril foi definido pelo Ministério da Saúde para comemorar as ações voltadas à segurança do paciente.

 

Leia mais: Como a equipe de Enfermagem impacta na Segurança do Paciente?

 

Nesse contexto, desde sua criação, em 1999, a Anvisa vem desenvolvendo ações nacionais para minimizar os riscos e prevenir eventos adversos para a segurança do paciente em serviços de saúde.

Em 2024, a Anvisa compartilha a iniciativa do Ministério da Saúde, convocando todos os serviços de saúde do país a incentivar a comunicação e o trabalho em equipe para assegurar cada vez mais a qualidade da assistência prestada.

Celebre o mês de abril em sua instituição, com foco em ações de segurança do paciente!

 

Acesse também todas as publicações e diversos materiais sobre o tema disponíveis no portal da Anvisa, que podem ser utilizados na comemoração da campanha Abril pela Segurança do Paciente – 2024.

 

 

Comunicação

A comunicação é uma questão fundamental de segurança e qualidade e é fundamental para a prestação de cuidados seguros ao paciente. Falhas de comunicação e documentação inadequada ou deficiente de informações clínicas podem resultar em erros, diagnósticos errados, tratamento inadequado e resultados de atendimento insatisfatórios.

 

 

Erros de comunicação também são um importante fator que contribui para eventos sentinelas em organizações de serviços de saúde, e problemas de comunicação são identificados como um dos fatores subjacentes mais comuns nas reclamações sobre o sistema de saúde. Existem três áreas de alto risco onde a comunicação é crítica para a segurança do paciente:

  1. Quando a identificação do paciente e a correspondência do procedimento devem ocorrer
  2. Quando todo ou parte do cuidado de um paciente é transferido dentro de uma organização, entre equipes multidisciplinares e médicos, entre organizações e na alta (ou seja, nas transições de cuidados)
  3. Quando informações ou riscos críticos surgem ou mudam ao longo do tratamento.

 

A documentação contemporânea e o registo de informações que apoiam a prestação de cuidados de saúde também são essenciais.

 

Trabalho em times

O atendimento a um paciente requer a colaboração entre um grupo multidisciplinar de médicos e profissionais de saúde, pessoal administrativo, pacientes e seus entes queridos. Muitas vezes ocorrem múltiplas visitas do paciente a diferentes médicos e profissionais que trabalham em diferentes organizações. A coordenação ineficaz dos cuidados e dos processos de trabalho em equipe são um problema de saúde pública.

Em 1999, o Institute of Medicine publicou um relatório que mudou a forma como os sistemas de saúde, os prestadores e os investigadores compreendem a ocorrência de erros assistenciais (Kohn, Corrigan, & Donaldson, 1999). Desde a publicação do relatório, a indústria de cuidados de saúde continua a passar por transformações em grande escala para melhorar o valor dos cuidados. Um fator identificado como um contribuinte comum para erros é a natureza fragmentada da forma como os cuidados de saúde são prestados. As intervenções e reformas variam, mas frequentemente incluem esforços para melhorar a coordenação da prestação de cuidados.

Consequentemente, a pesquisa psicológica sobre como os membros da equipe formam unidades sociais coesas, funcionam de forma interdependente e se adaptam ao longo do tempo para atingir objetivos compartilhados e gerenciar o trabalho complexo contribui para intervenções educacionais, tecnológicas e de redesenho do trabalho para melhorar a prestação de cuidados, os resultados dos pacientes e, em última análise, saúde pública.

A investigação sobre times e processos de trabalho em equipe nos cuidados de saúde é importante por duas razões principais. Primeiro, a qualidade do trabalho em equipe está associada à qualidade e segurança dos sistemas de prestação de cuidados. Isto representa uma oportunidade para os estudiosos contribuírem para a resolução de grandes desafios sociais. Em segundo lugar, a indústria dos cuidados de saúde fornece os meios para desenvolver e testar teorias em larga escala, através de uma vasta gama de tipos de times.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte:

• Anvisa
• Rosen MA, DiazGranados D, Dietz AS, Benishek LE, Thompson D, Pronovost PJ, Weaver SJ. Teamwork in healthcare: Key discoveries enabling safer, high-quality care. Am Psychol. 2018 May-Jun;73(4):433-450.



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