- 18 de setembro de 2019
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Um consultor é uma pessoa que é especialista em um campo específico que oferece aconselhamento profissional a indivíduos e empresas em sua área de especialização.
Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de consultores: Consultor de negócios, Consultor de vendas, Consultor de marketing, Consultor jurídico, entre outros. O Consultor de Acreditação: o profissional especializado em auxiliar as organizações de saúde a implementar um Sistema de gestão da qualidade com vistas à Acreditação por uma Metodologia nacional ou internacional.
Existem alguns passos para você se tornar um consultor:
- Identifique sua área de especialização.
- Estabeleça metas.
- Faça um website e uma página nas principais mídias sociais onde se encontra o seu público.
- Obtenha uma certificação (por exemplo, a do Curso Avançado Consultores para Acreditação em Saúde). COLOCAR O HIPERLINK
- Escolha um mercado alvo.
- Decida onde você trabalhará.
- Amplie a sua rede com pessoas.
- Defina seus custos e valores para os serviços prestados.
- Saiba quando dizer “não”.
Faça a si mesmo 3 perguntas para identificar seu nicho:
- “Eu tenho um ponto de vista único?”
- “Tenho a experiência necessária para ser uma autoridade neste campo ou tenho como adquirí-la?”
- “Existe demanda para este serviço?”
Ser consultor exige que você seja organizado, motivado e bom em estabelecer limites. Antes de lançar seu website e aceitar seu primeiro cliente, considere sua capacidade de atender a essas demandas. Você pode identificar o nicho perfeito, mas se não conseguir cumprir prazos independentes ou gerenciar um ciclo de cobrança, pode não estar pronto para se tornar um consultor.
Definir metas ajuda você a saber para o que está trabalhando. Deseja que este seja um projeto para as noites e fins de semana? Você espera transformá-lo em um negócio em tempo integral? Deseja contratar funcionários algum dia? Responda a essas perguntas e planeje adequadamente.
Verifique se seus objetivos são SMART:
S – Específico: defina claramente o que você deseja realizar
M – Mensurável: identifique metas e marcos para acompanhar o progresso
A – Atingível: mantenha metas realistas e gerenciáveis
R – Relevante: defina metas que se ajustem ao seu modelo de negócios
T – Com base no Tempo: identifique prazos para seus objetivos
Descubra o que é importante em seu setor e invista na expansão de sua base de conhecimento. Como consultor, é crucial permanecer de ponta e competitivo em seu nicho, e as certificações são uma maneira concreta de demonstrar sua motivação. Depois de identificar seu nicho, seja claro sobre quem é seu público-alvo.
As referências são uma maneira crucial de expandir seus negócios, mas não são a única. Ao contrário de uma grande empresa, você provavelmente não tem uma equipe de marketing cujo trabalho é promover seus negócios. Em vez disso, vender o valor da sua consultoria geralmente cai para você e você sozinho.
Quanto você deve cobrar como consultor? Existem algumas maneiras que o mercado utiliza:
- Dobrar / triplicar seu salário por hora atual
- Defina uma taxa diária
- Definir taxas por projeto
- Definir taxas por desempenho
- Definir taxas usando dados do trabalho anterior do cliente
- Definir taxas baseadas em solução
- Depois de decidir o que cobrar, considere como cobrará dos clientes e aceitará o pagamento.