- 5 de janeiro de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Blog Meu Herói
Como saber se você é um Cuidador?
Na última década, a função de cuidador de idosos foi a que mais cresceu, pulando de 5.263 para 34.051 pessoas (aumento de 547%), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Previdência.
O crescimento do mercado é um processo esperado, devido ao aumento da expectativa de vida, aumentando principalmente o número de idosos que precisam de cuidados. A busca por cursos de enfermagem e de cuidadores de idoso também tem crescido.
Segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), estima-se que o Brasil tenha 39 milhões de idosos nos próximos dez anos.
Desta forma, o número de pessoas com mais de 65 anos no Brasil será maior que o de crianças até 2030.
No Reino Unido, onde os dados são tabulados pelo governo, as informações do mercado de cuidadores são bastante confiáveis:
- O número de cuidadores não remunerados aumentou para 10,6 milhões. Isso significa que 1 em cada 5 adultos no Reino Unido está atualmente prestando cuidados.
- Todos os anos, 4,3 milhões de pessoas se tornaram cuidadoras não remuneradas – 12.000 pessoas por dia.
- 58% dos cuidadores não remunerados são mulheres. As mulheres são mais propensas a se tornar cuidadoras e a fornecer mais horas de cuidados não remunerados do que os homens.
- Mais mulheres do que homens prestam cuidados de alta intensidade em idades em que esperariam ter um trabalho remunerado.
- Um em cada sete cuidadores no Reino Unido está conciliando trabalho e cuidado.
- Entre 2010-2020, as pessoas de 46 a 65 anos foram a maior faixa etária a se tornar cuidadores não remunerados. 41% das pessoas que se tornaram cuidadoras não remuneradas estavam nessa faixa etária.
Atuar como cuidador pode ser um caminho para uma fonte de renda extra, mas vale lembrar que a pessoa deve estar preparada ara os desafios de cuidar de um paciente, sendo muitos.
Fonte da imagem: Freepik
Fonte: • Petrillo e Bennett, 2022.
• Carers UK, Juggling Work and Care, 2019.
• Carers UK, relatório de pesquisa da Carers Week 2022.
• Yahoo Finanças.