- 30 de julho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias, Segurança do Paciente
A anfotericina B é um medicamento antifúngico usado para infecções fúngicas graves, tais como aspergilose, blastomicose, candidíase, coccidioidomicose e criptococose. Efeitos colaterais comuns incluem febre, calafrios e dores de cabeça logo após a administração da medicação, bem como problemas renais.
Sintomas alérgicos, incluindo anafilaxia, podem ocorrer. A anfotericina B foi originalmente isolada do fungo Streptomyces nodosus em 1955. Está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde. Nos últimos dias, a ANVISA lançou um importante alerta aos profissionais de saúde, que citamos abaixo:
- A prescrição contendo Anfotericina B deve conter o nome comercial do medicamento ou do princípio ativo completo;
- Verifique o nome e a dose do medicamento antes da sua dispensação e administração, especialmente se a dose exceder 1,5 mg/kg;
- Não substitua o medicamento prescrito contendo um determinado insumo farmacêutico ativo de anfotericina B por outro;
- Observe a concentração recomendada e o tempo mínimo de infusão para cada medicamento.
Leia também: Gestão de risco: Conheça os métodos para aplicar o Gerenciamento de Riscos na saúde
Ajude a divulgar esta informação! Para o uso seguro do Anfotericina, siga as recomendações da ANVISA:
Participe do Curso “Gerenciamento de Riscos e Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente”, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de setembro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE: http://www.ibes.med.br/cursos/gerenciamento-de-riscos-e-implantacao-do-nucleo-de-seguranca-do-paciente-sao-paulo-sp/
Confira os vídeo do nosso canal no Youtube: Neste episódio, Aléxia Costa explica sobre o Gerenciamento do Uso de Medicamentos!
Referência:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Alerta Anvisa 32018/2018 ANFOTERICINA B INJETÁVEL. 2018.