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Como ocorre o processo de Acreditação em saúde?

A Acreditação é o reconhecimento independente, realizado por uma Instituição Acreditadora, de que uma organização atende aos requisitos dos padrões do setor. Através da Acreditação, as organizações de saúde são reconhecidas por seu compromisso com as melhores práticas, qualidade, sistemas e processos e melhoria contínua.

Ser Acreditado (por uma metodologia validada pela ISQua, tal como ONA ou ACSA International) significa que pacientes, consumidores e clientes sabem que uma organização está comprometida em fornecer serviços seguros e de qualidade.

A Acreditação é um processo cíclico, ou seja, não termina. Considera a avaliação contínua de como uma organização opera no dia a dia. A Acreditação geralmente começa quando uma organização identifica que seus processos e prestação de serviços precisam ser avaliados. Às vezes, isso será identificado para que a organização seja reconhecida pelo mercado e stakeholders (concorrentes, médicos encaminhadores de pacientes, profissionais e pacientes), receba financiamento específico, torne-se um provedor credenciado por uma Operadora de Saúde ou um serviço qualificado. Outras vezes, será porque uma organização deseja mostrar formalmente seu compromisso com a segurança e a qualidade. O processo comum geralmente é o seguinte:

Leia mais: Quem se beneficia com a Acreditação de um serviço ou organização de saúde?

1 INSCRIÇÃO

Após a identificação da Metodologia de Acreditação relevante, que atenda às necessidades, uma organização se registrará em um órgão aprovado de Acreditação (Instituição Acreditadora, como o Grupo IBES) desses padrões ou estruturas. Se a organização está iniciando um novo ciclo, isso é conhecido como recertificação ou reacreditação.

 

2 AUTOAVALIAÇÃO

O Metodologia (ONA ou ACSA International, por exemplo) fornece à organização ferramentas e recursos para concluir uma autoavaliação liderada internamente em relação aos padrões ou estrutura do Manual. É aqui que a Instituição Acreditadora é importante. Por exemplo, o Grupo IBES oferece recursos, software online e suporte personalizado através do Canal de Dúvidas. No caso da ACSA International, existe ainda o papel de um Gestor de Projetos dedicado para cada cliente.                            .

3 APLICAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO

Quando a organização tiver concluído sua autoavaliação, ela poderá apresentá-la e os preparativos para a avaliação serão feitos: agendamento da visita, definição do time de avaliadores e logística da visita.

 

4 AVALIAÇÃO

Uma avaliação inicia-se com a autoavaliação da organização sendo verificada em relação aos padrões ou estruturas escolhidos. A avaliação é realizada por uma equipe de profissionais experientes e qualificados (Avaliadores), do mesmo setor. Dependendo das regras da Metodologia, a avaliação é feita no local, de forma hibrida ou online.

Após a avaliação, o time de avaliadores preparará um relatório para envio ao Comitê de Acreditação do Grupo IBES.

 

5 DECISÃO

A decisão é tomada pelo Comitê de Acreditação do Grupo IBES, bem como pelo Comitê

de Acreditação da ONA – Organização Nacional de Acreditação ou da ACSA International, que é independente do processo de avaliação com base no relatório de avaliação. Algumas organizações podem ter alguns itens para corrigir, chamados de ações corretivas, outras podem ter muitos. A Acreditação não é uma aprovação ou reprovação, é um trabalho contínuo para ser alcançado. Se todas as ações corretivas necessárias forem atendidas, a organização receberá o Selo e o Certificado de Acreditação.

 

6 MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE

O processo de Acreditação exige uma ou mais visitas de revisão no meio do ciclo, que verifica a organização em relação ao seu progresso.

Para garantir as melhores práticas, as organizações são incentivadas a serem proativas ao fazer revisões e melhorias contínuas durante os períodos fora da avaliação.

Fonte da imagem: Freepik

 



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