- 11 de outubro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias, Segurança do Paciente
A segurança do paciente na atenção primária é raramente avaliada do ponto de vista do paciente. Além disso, pacientes e colaboradores enxergam a segurança diferentemente.
Os pacientes costumam considerar tanto problemas sérios de segurança quanto menores incidências de estresse, levando em consideração a continuidade do cuidado ao longo do tempo, enquanto os colaboradores se atentam a questões pontuais na prevenção de incidente e eventos adversos. Pacientes podem relatar erros assistenciais com precisão, mas podem ter prioridades diferentes, priorizando danos psicológicos e emocionais sobre erros técnicos.
Um estudo realizado no Reino Unido (recentemente publicado pelo British Medical Journals) entrevistou 3.975 pacientes britânicos com o objetivo de quantificar e descrever os problemas evitáveis potencialmente prejudiciais percebidos pelo paciente, que ocorrem nos cuidados primários, bem como explorar as diferenças de opinião entre os profissionais e os pacientes em relação ao potencial de dano.
Os resultados mais expressivos foram que:
- 7 em cada 100 pacientes experienciaram um dano grave evitável durante o último ano;
- 48 em cada 100 pacientes discutiram suas preocupações sobre o cuidado primário;
- 30 em cada 100 problemas percebidos pelos pacientes não ocorrem na prática geral;
- Os pacientes que notaram danos graves evitáveis foram 8 vezes mais propensos a não confiar no cuidado primário – dentre os que discutiram tais problemas (metade dos pacientes), a confiança permaneceu.
No estudo, também identificou-se que os seguintes fatores afetam na percepção dos pacientes sobre o cuidado primário:
- Idade;
- Etnia;
- Gênero;
- Saúde física;
- Nível educacional;
- Status profissional.
Saiba mais em: 8 características do Cuidado Primário de alta performance
Para solucionar e adequar o cuidado às necessidades e vontades do paciente, é necessário integrá-lo no cuidado, escutando suas motivações, entendendo seus contextos, definindo um tratamento em conjunto.
O cuidado primário é a primeira interação entre paciente e instituição e determina, majoritariamente, a percepção do pacientes quanto à sua experiência na organização de saúde. Para garantir que tal experiência seja positiva, a instituição deve:
- Oferecer maior atenção aos pacientes;
- Discutir todas as questões e melhorar a comunicação e, assim, a confiança com familiares, cuidadores e pacientes.
Com algumas medidas simples, o impacto na percepção dos principais usuários sobre o cuidado pode ser aprimorada radicalmente.
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Neste episódio, Aléxia Costa comenta um estudo sobre a relevância da supervisão clínica de profissionais da saúde, na segurança do paciente:
Referência:
Susan Jill Stocks; Ailsa Donnelly; Aneez Esmail; etc. Frequency and nature of potentially harmful preventable problems in primary care from the patient’s perspective with clinician review: a population-level survey in Great Britain. British Medical Journals. 2017.