- 13 de setembro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Segurança do Paciente
Escritórios ou Núcleos da Qualidade são estruturas responsáveis pela implementação do sistema de gestão da qualidade em toda a organização de saúde, composta por membros multiprofissionais e com diferentes formatos de composição e funcionamento. Já os Núcleos de Segurança do Paciente são estruturas obrigatórias (preconizadas pela RDC 36/2013 da ANVISA) responsáveis pelo gerenciamento de riscos e pela implantação do Programa de Segurança do Paciente.
Em muitas organizações essas duas estruturas se fundem e não há problema em funcionarem como um único núcleo. Em instituições mais robustas, elas funcionam separadamente e é aí que muitas vezes ocorre a necessidade de uma definição mais clara das responsabilidades de cada estrutura.
Os gestores de qualidade são responsáveis por:
- Assegurar que a organização respeite os critérios de Acreditação e outras exigências regulatórias;
- Assegurar a precisão e rapidez da notificação de dados/resultados;
- Procurar formas de aprimorar o cuidado e reduzir a incidência de erros;
Visando melhorar os resultados assistenciais dos pacientes.
Já os gestores de risco são responsáveis por:
- Reduzir perdas financeiras;
- Reduzir a frequência e gravidade dos riscos dentro da instituição;
- Assegurar que os colaboradores passem o máximo de tempo possível junto aos pacientes;
- Mobilizar os líderes a engajar os colaboradores nessas metas.
Visando melhorar os resultados assistenciais dos pacientes.
Leia mais: O Núcleo de Segurança do Paciente e suas 16 funções essenciais
Embora realizem tarefas distintas, o objetivo destes colaboradores é o mesmo: garantir o bem-estar do paciente. Por essa razão, criou-se um modelo ideal colaborativo entre esses dois profissionais que prevê o intercâmbio de informações entre ambos e a proteção dos agentes envolvidos no cuidado.
Nesta troca, os gestores de risco identificam os problemas e educam os gestores de qualidade sobre as causas e consequências dessas falhas. Assim, os gestores de qualidade podem recomendar processos e ações de melhoria para reduzir a incidência ou, quando possível, extinguir estes erros.
Quando bem sucedida, essa relação promove:
- Maior eficiência do serviço;
- Maior segurança do paciente;
- Redução do trabalho duplicado;
- Melhoria da comunicação;
- Parceria entre os setores e colaboradores.
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Neste episódio, Aléxia responde uma pergunta bastante frequente: Quais organizações de saúde precisam ter o Núcleo de Segurança do Paciente?
Referências:
AMERICAN SOCIETY FOR HEALTHCARE RISK MANAGEMENT. Different Roles, Same Goal: Risk and Quality Management Partnering for Patient Safety. 2007.