- 19 de setembro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Segurança do Paciente
O modelo de Cultura Justa prevê a criação de uma Cultura aberta e honesta baseada no aprendizado, projetando um sistema mais seguro e gerenciando escolhas comportamentais. Assim, este modelo encara os eventos como flexíveis e passíveis de mudança, podendo sempre ser aprimorados.
Este conceito surgiu, pela primeira vez em 1997, por John Reason o qual entendia Cultura Justa como a promoção de uma atmosfera de confiança além de encorajamento e recompensa de profissionais que oferecem este tipo de cuidado.
Com os anos, foram incorporados indicadores para avaliar esta cultura como:
- Segurança do Paciente;
- Cultura de Segurança;
- Comportamentos individuais;
- Riscos potenciais;
- Resultados assistenciais.
A Cultura Justa analisa os erros na busca por soluções e por isso parte de duas premissas:
- Erros acontecem. Não tem como reduzi-los a 0;
- É necessário monitorar erros promovendo mudanças para prevenir os erros evitáveis;
Aprofunde-se no tema: Afinal, o que é “Cultura Justa” e como ela transforma as organizações de saúde?
Com essas constatações, a Cultura Justa é capaz de gerar vários impactos positivos:
- Mudar as expectativas e comportamentos dos profissionais frente aos erros;
- Criar um ambiente mais seguro;
- Notificar erros, incidentes e eventos adversos;
- Fomentar mudanças que oferecem maior segurança aos colaboradores e pacientes;
- Fazer escolhas seguras;
- Garantir que as práticas organizacionais se alinhem aos valores;
- Promover o trabalho multidisciplinar;
- Reduzir o sentimento de culpa e vergonha dos profissionais.
Tópicos sobre Cultura justa serão abordados no CURSO “Nível 3: Estratégias para alcançar a Excelência”, que ocorrerá no dia 19 de outubro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE e garanta a sua vaga!
Neste episódio, Aléxia Costa comenta métodos para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente:
Referência:
Marx, D. (2001). Patient Safety and the “Just Culture”: A Primer for Health Care Executives. New York, NY: Columbia University.
Marx, D. (2008). The Just Culture Algorithm. Outcome Engineering, LLC.
Reason, J. (1997). Managing the risks of organisational accidents. London: Ashgate Publishing.