- 30 de setembro de 2021
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Como melhorar a educação e o aprendizado de médicos e profissionais de saúde?
Os palestrantes e educadores em medicina e saúde precisam se perguntar se seu programa é consistente com os conceitos de aprendizagem de adultos. Muitos programas e atividades seguem mais de perto o modelo pedagógico. Embora os princípios da pedagogia possam ser apropriados para alguns alunos adultos, há muitas evidências de que os adultos aprendem melhor com professores que abraçam a andragogia.
Os médicos e os profissionais de saúde aprendem cedo em sua graduação que o aprendizado é contínuo e necessário. A própria natureza da medicina implora que o novo conhecimento se enraíze com firmeza.
Apesar do ensino e aprendizagem contínuos, há poucas discussões sobre a aplicação da teoria da aprendizagem de adultos à educação de profissionais de saúde / médicos. No entanto, aqueles que ensinam profissionais de saúde / médicos podem seguir dicas da andragogia moderna, ao ajudá-los a se tornarem buscadores de conhecimento.
Aplicando a Aprendizagem aos Estilos Cognitivos
As diferenças nos estilos de aprendizagem são importantes A intuição e a experiência sugerem que a aprendizagem ocorre de maneiras diferentes, tanto no indivíduo quanto entre os alunos. Enquanto uma pessoa pode preferir aprender lendo um documento, outra pode preferir ouvir uma apresentação. No entanto, uma terceira pessoa pode aprender melhor participando de uma atividade. A maneira pela qual um indivíduo adquire e usa as informações de maneira mais eficaz pode ser descrita como seu estilo cognitivo. Existe alguma base teórica para a forte evidência de diferenças no estilo cognitivo?
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O estudo dos estilos cognitivos começou quando os pesquisadores reconheceram as diferenças no comportamento de aprendizagem das pessoas. Observou-se que algumas pessoas aprendem coisas como linguagem melhor do que matemática, enquanto outras têm a predileção oposta. Long comentou que “não apenas os indivíduos diferem em sua eficiência de aprendizagem conforme o conteúdo, mas também diferem de acordo com sua abordagem para a tarefa de aprendizagem.” (Long, 1983, p. 47).
O estilo cognitivo é um poderoso contribuidor para as escolhas acadêmicas e vocacionais, o caminho os alunos aprendem e a maneira como os professores ensinam em sala de aula (Witkin, Dyk, et al., 1962). Apesar da importância do estilo cognitivo, poucos professores estão informados sobre o conceito (Cross, 1976).
Os adultos aprendem melhor quando…
- Sentem a necessidade de aprender e ter uma opinião sobre o que, por que e como irão aprender
- o conteúdo, e o processo de aprendizagem têm uma relação percebida e significativa com a experiência. A experiência é efetivamente utilizada como um recurso para a aprendizagem
- O que deve ser aprendido se relaciona bem com as mudanças de desenvolvimento do indivíduo e tarefas / objetivos de vida
- A quantidade de autonomia exercida pelo aluno é congruente com a exigida pelo método de aprendizagem utilizado
- Aprendem em um clima que minimiza a ansiedade e incentiva a liberdade de experimentar
- Seus estilos de aprendizagem são considerados.
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Fonte: Donald Christopher Koons. Applying Adult Learning Theory to Improve Medical Education. UCONN. June 2004.