[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

erros de diagnosticoO diagnóstico é uma das tarefas mais importantes realizadas pelos profissionais de atenção primária e seu erro pode trazer danos irreversíveis ao paciente.

Afim de priorizar a segurança, a OMS disponibilizou uma monografia com parecer de especialistas para ajudar a reduzir erros na atenção primária.

Definição de erro de diagnóstico

Os erros de diagnóstico são uma falha em fornecer uma explicação exata ou comunicar essa explicação ao paciente.

Um erro de diagnóstico acontece quando ele é perdido (em casos de sintomas de câncer), atrasado (resultado anormal que não foi comunicado ao paciente) ou está errado (foi relatado ao paciente um diagnóstico, porém havia evidências de outro). Leia mais sobre os tipos de erros em Erros de Diagnóstico e o impacto na Segurança do Paciente

Geralmente os erros de diagnósticos ocorrem ao longo de um período, em vez de em um ponto no tempo, avaliação, realização e interpretação de testes de diagnóstico, seguimento e acompanhamento.

 

Notícias relacionadas
Quem são os envolvidos na segurança do paciente?
Afinal, o que é Segurança do Paciente e quais os protocolos básicos?

 

 

Soluções potenciais

Melhorar a educação e as competências

Melhorar os erros de diagnósticos exige uma educação dos cuidados primários. Pesquisas sugerem que nem sempre os profissionais interpretam bem as informações no diagnóstico. Treinamentos focado nas causas e no impacto do erro de diagnóstico, Simulações e feedback, práticas que incentivem o raciocínio diagnóstico, listas de verificação ou suporte a decisão on-line são ferramentas auxiliam o diagnóstico diferencial.

Envolva os pacientes

Capacitar os pacientes pode beneficiar e evitar graves erros. Deve-se educar os paciente a identificar melhoras ou pioras e novos sintomas durante o tratamento. O empoderamento do paciente inclui dissipar equívocos, tais como “nenhuma notícia é Boas notícias “do médico (o que poderia contribuir para falhas no seguimento de resultados de testes anormais) e encorajando as pessoas a levantar quaisquer preocupações ou medos sem se sentir intimidado.

Melhorar os sistemas de saúde

Todos os sistemas de saúde, por mais básicos que sejam, podem ser melhorados através do reforço de competências dos prestadores de saúde, das equipes de cuidados primários e serviços de diagnóstico de alta qualidade disponíveis (por exemplo, radiologia / laboratório). Proporcionar um ambiente de trabalho adequado com informações de saúde seguras e eficazes tecnologia (TI) também ajuda a otimizar os cuidados.

 

Quais os benefícios da Acreditação?
Por que a avaliação educativa em instituições de saúde é mais eficiente?
Você sabe o que é o Canal Multidisciplinar do IBES?

 

 

Tecnologia da informação em saúde

A TI podem ajudar de muitas formas a reduzir erros de diagnósticos. Se o acesso à internet está disponível é possível realizar consulta remota e diagnóstico. Leituras remotas de imagens radiológicas, cardiologia, oftalmologia, patologia e dermatologia já são utilizadas com sucesso.

Melhorar o acesso aos testes

Principalmente em países de baixa renda, o acesso a testes de diagnósticos podem reduzir significativamente os erros. Devem ser realizadas intervenções para melhorar os serviços de diagnóstico de alta prioridade. A prática diminuí as dificuldades para fazer diagnósticos baseados em características clínicas isoladas.

Aprenda com os erros

As organizações precisam de estratégias para avaliar o cuidado. Devem utilizar ferramentas que identificam potenciais erros ou acionadores nos prontuários dos pacientes, para encorajar aprendizagem a partir identificação de falhas.

Encontrar e analisar casos individuais de erro de diagnóstico proporciona uma oportunidade para entender o problema e explorar soluções.

Mais pesquisas

A maioria dos estudos sobre erros diagnósticos são retrospectivos e conduzidos em
países em desenvolvimento. São necessários dados mais robustos de uma gama mais ampla de cuidados primários.

Os profissionais de saúde devem buscar investigar os contextos e tomar conhecimento em cuidados de primeira linha internos, para analisar dados de sua realidade e promover práticas de acordo com o contexto que vive. Deve fazer parte como ferramentas dessa investigação o feedback, além de aprender com seus próprios erros e os de outras pessoas.

Faça o download do material completo em http://www.ibes.med.br/artigos/
Série técnica para cuidados primários – Erros de diagnóstico

Fonte: Documento da OMS – Série técnica para cuidados primários – 2016