- 17 de abril de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Como envolver o paciente para evitar erros de medicação?
A prevenção de erros de medicação faz parte do gerenciamento de riscos nas organizações de saúde. São quaisquer eventos evitáveis que podem levar ao uso inadequado do medicamento. O erro de medicação pode estar relacionado a problemas de comunicação, prescrição, dispensação e administração de medicamentos, problemas incluindo rótulos, embalagens, nomes, entre outros. Por exemplo, o paciente pode receber um medicamento que não foi prescrito para ele, caso as informações contidas no rótulo do medicamento ou na pulseira de identificação do paciente não forem conferidas antes de sua administração.
Como fazer: Você pode ajudar a prevenir erro de medicação e contribuir com o uso seguro de medicamentos por meio das seguintes medidas:
- Proporcionando informação importante ao médico e outros profissionais: informe-os sobre todos os medicamentos que está usando; se tem alergia a algum medicamento; se está grávida ou amentando; se tem outra doença, como diabetes, hipertensão e outras. Lembre-se que vitaminas, anticoncepcionais, analgésicos também são medicamentos e devem ser reportados.
- Pedindo informações sobre seu medicamento: retire todas suas dúvidas, como a via de administração, modo de usar, efeitos colaterais e reações adversas, tempo de uso, interações com outros medicamentos e exames laboratoriais etc); quando o profissional prescrever a mão, verifique se consegue ler a prescrição.
- Seguindo a prescrição médica ou odontológica e empenhando-se para o sucesso de seu tratamento: use todo o antibiótico que foi prescrito; avise o profissional se tiver alguma reação adversa ou outro problema; pergunte se há necessidade de realizar exames de sangue, radiografias ou outros exames para verificar se o medicamento está tendo o efeito desejado ou se necessitará de usar outro medicamento; peça ao profissional que lhe explique os resultados dos exames.
- Ao consultar um médico ou dentista leve uma anotação contendo os medicamentos em uso: anote todos os medicamentos prescritos (comprimidos, gotas, líquidos, pomadas ou outra formulação prescrita) e os livres de prescrição médica, tais como antiácidos, analgésicos, vitaminas, fitoterápicos, entre outros.
Quando fazer:
As medidas de prevenção de erros de medicação devem ser tomadas toda vez que um medicamento for administrado.
Você sabia?
- Que os “9 certos” devem ser observados na administração de medicamentos? Anotação correta Paciente certo Medicamento certo Hora certa Via certa Compatibilidade Dose certa medicamentosa Orientação ao paciente Direito a recusar o medicamento Administração segura de medicamentos
- Pacientes que conhecem os nomes e as doses de seus medicamentos, a razão de estar usando cada um deles, e como devem ser tomados, podem ajudar a prevenir a ocorrência de erros de medicação.
- Na alta hospitalar, o paciente poderá receber uma prescrição contendo todos os medicamentos de que fará uso e as recomendações necessárias à continuidade do tratamento. Procure incluir “o” farmacêutico para obter orientações para o uso seguro dos medicamentos prescritos.
Leia mais: Erros de medicação em pacientes pediátricos
Você sabia?
Que a aplicação do checklist de cirurgia segura na sala operatória não é uma tarefa fácil, pois ainda há resistência de alguns profissionais ao processo? Ao consultar um cirurgião, pergunte se é utilizado um checklist de cirurgia segura na instituição onde será realizada a cirurgia. Dicas para que você, familiar e acompanhante participem na melhoria da segurança do procedimento cirúrgico.
Se você ou seu filho vai realizar uma cirurgia, informe, pergunte ou peça aos profissionais de saúde (médicos e equipe de enfermagem):
Como pedir:
“Posso dar uma olhada no rótulo do medicamento?”
“Este medicamento é destinado a mim?”
“Como é o nome do medicamento?”
“Para que ele serve?”
“Como devo utilizá-lo e por quanto tempo?”
“Qual horário devo tomá-lo?”
“Que efeitos pode causar?”
“Você já higienizou suas mãos antes de administrar o medicamento?”
Dicas para que você, familiar e acompanhante possam participar na prevenção de erros de medicação e uso seguro de medicamentos em serviços de saúde:
- Antes de consultar um profissional de saúde, anote suas dúvidas e perguntas com antecedência. Ao fazer as perguntas durante a consulta, você pode evitar problemas no futuro.
- Ao ser avaliado pelo médico, informe sobre alergias, doenças, se está grávida ou amamentando e se já faz uso de outros medicamentos.
- Peça orientação aos profissionais de saúde sobre os medicamentos que foram prescritos para você. Pergunte o nome dos medicamentos, dosagens, para que servem, quando devem ser tomados, qual a aparência e possíveis interações entre eles.
- Olhe para cada medicamento antes de tomá-lo. Se ele não se parece com o que você costuma tomar, pergunte por quê.
- Não deixe que ninguém lhe dê medicamento sem que verifique, antes, seu nome completo e as informações contidas no rótulo de identificação do medicamento com as que estão na sua pulseira de identificação e no prontuário. Isso ajuda a evitar que você obtenha medicamentos de outra pessoa.
- Verifique se o profissional higieniza as mãos antes da administração dos medicamentos e se realiza a antissepsia do local de aplicação, caso o medicamento seja parenteral.
- Se estiver tomando antibiótico para combater uma infecção, é muito importante que você siga corretamente a prescrição, observando a dose e a duração. Mesmo se já se sentir melhor, você seve seguir o tratamento até o fim, pois a interrupção pode fazer a infecção voltar e se tornar mais difícil o tratamento.
- Tome somente os medicamentos que foram prescritos para você. Não compartilhe medicamentos com alguém, mesmo que a outra pessoa pareça ter a mesma condição clínica que você.
- Se você achar que está tendo uma reação adversa, entre em contato imediatamente o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
- Siga todas as instruções para armazenar os medicamentos.
- Carregue registro contendo os medicamentos que faz uso com você o tempo todo.
- Verifique data de vencimento do medicamento antes do uso.
- No momento da alta hospitalar, obtenha todas as informações sobre a continuidade do tratamento em casa. Informe-se sobre todos os medicamentos a serem tomados, doses, horários e os efeitos esperados.
- Não tenha medo de perguntar sobre as medidas de prevenção de erros de medicação. Enquanto os profissionais de saúde se esforçam para lhe fornecer o melhor cuidado, você tem o direito de pedir informações e verificar se as melhores práticas estão sendo realizadas. Isso pode ajudar significativamente a melhorar a prestação de cuidados em saúde.
Saiba mais!
- A RDC n° 20, de 5 de maio de 2011 determina que antibióticos sejam vendidos somente por meio de receita médica.
- O Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos foi instituído pela Portaria nº 2095, de 24 de setembro de 2013.
- Os medicamentos de referência, genérico e similar possuem o mesmo princípio ativo (molécula), na mesma concentração, forma e via de administração. O de referência é o produto inovador registrado junto à Anvisa. Os medicamentos genéricos e similares são cópias dos produtos de referência. Os medicamentos de referência e similar possuem um nome comercial, enquanto os genéricos são comercializados pelo nome de seu princípio ativo.
Fonte da imagem: Freepik