- 22 de novembro de 2022
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Como a experiência do paciente se relaciona com a eficácia clínica e a segurança do paciente?
A experiência do paciente é cada vez mais reconhecida como um dos três pilares da qualidade nos cuidados de saúde, juntamente com a eficácia clínica e a segurança do paciente.
Além dos dados sobre prevenção de danos ou taxas de sucesso para tratamentos, os profissionais agora são avaliados em aspectos do atendimento, como dignidade e respeito, compaixão e envolvimento nas decisões de atendimento. Na Inglaterra, esses dados são publicados e analisados pelo quadro de pagamentos de Comissionamento para Qualidade e Inovação que condiciona uma parte dos rendimentos dos prestadores de cuidados à melhoria neste domínio
A inclusão da experiência do paciente como um pilar de qualidade é muitas vezes justificada com base em seu valor intrínseco – que a expectativa de atendimento humanizado e empático não requer justificativa adicional. Também se justifica por motivos mais utilitários como meio de melhorar a segurança do paciente e a eficácia clínica. Por exemplo, informações claras, empáticas, comunicação bidirecional e respeito às crenças e preocupações dos pacientes podem levar os pacientes a serem mais informados e envolvidos na tomada de decisões e criar um ambiente onde os pacientes estejam mais dispostos a divulgar informações.
Os pacientes poderiam ter mais ‘propriedade’ das decisões clínicas, entrando em uma ‘aliança terapêutica’ com os médicos. Isso poderia apoiar diagnósticos, decisões e conselhos clínicos aprimorados e mais oportunos e levar a menos encaminhamentos ou testes diagnósticos desnecessários.
O aumento do engajamento do paciente pode incentivar uma maior participação nos cuidados pessoais, adesão à medicação, adesão ao tratamento recomendado e monitoramento de prescrições.
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Os pacientes podem ser informados sobre o que esperar do tratamento e ser motivados a relatar eventos adversos ou complicações e manter uma lista de seus históricos médicos, alergias e medicamentos atuais.
A experiência direta dos pacientes no processo de cuidado por meio de encontros clínicos ou como observador (por exemplo, como paciente em uma enfermaria de hospital) pode fornecer informações valiosas sobre os cuidados diários. Exemplos incluem atenção ao controle da dor, assistência no banho ou ajuda na alimentação, ambiente (limpeza, ruído e segurança física) e coordenação do cuidado entre profissões ou organizações.
Dada a fragmentação organizacional de grande parte dos cuidados de saúde e os numerosos serviços com os quais muitos pacientes interagem, a medição da experiência do paciente pode ajudar a fornecer uma perspectiva de ‘todo o sistema’ não prontamente disponível a partir de medidas mais discretas de segurança do paciente e eficácia clínica.
Concentrando-se em tais argumentos, um estudo revisa as evidências sobre as ligações que foram demonstradas entre a experiência do paciente e a eficácia clínica e a segurança do paciente. Como conclusão, os autores afirmaram que a inclusão da experiência do paciente como um dos pilares da qualidade é parcialmente justificada pelo fato de que os dados da experiência do paciente, coletados e analisados de forma robusta, podem ajudar a destacar pontos fortes e fracos em eficácia e segurança e que o foco na melhoria da experiência do paciente aumentará a probabilidade de melhorias nos outros dois domínios.
As evidências coletadas neste estudo demonstram associações positivas entre a experiência do paciente e os outros dois domínios da qualidade. Como as associações não implicam causalidade, isso não prova necessariamente que as melhorias na experiência do paciente causarão melhorias nos outros dois domínios.
No entanto, o peso da evidência em diferentes áreas da saúde indica que a experiência do paciente é clinicamente importante. Há também algumas evidências que sugerem que os pacientes podem ser usados como parceiros na identificação de práticas inadequadas e inseguras e ajudar a aumentar a eficácia e a segurança. Isso sustenta o argumento de que as três dimensões da qualidade devem ser vistas como um grupo e não isoladamente. Os médicos devem resistir a deixar de lado as medidas de experiência do paciente como muito subjetivas, separadas do trabalho clínico ‘real’ de medir e fornecer a segurança do paciente e a eficácia clínica.
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Fonte: Doyle C, Lennox L, Bell D. A systematic review of evidence on the links between patient experience and clinical safety and effectiveness. BMJ Open 2013;3:e001570.