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A cultura de segurança engloba os valores, percepções, comportamentos, compromisso, estilo e objetivos de uma instituição. A presença de uma cultura fortalecida e intrínseca garante o entendimento e engajamento de todos os profissionais na promoção dos ideais organizacionais.

Por conta dessa participação multidisciplinar, uma boa cultura de segurança fomenta a melhoria contínua dos processos assistenciais e esse aprimoramento diário, também, reforça essa cultura. Trata-se de uma via de mão dupla.

Um estudo islandês de 2013 a 2016 apontou melhorias relevantes na cultura de segurança do paciente com a implementação da metodologia de melhora da qualidade.

A equipe foi introduzida e treinada na ciência da melhoria, qualidade e segurança, incluindo os ciclos de aprendizado no Modelo para Melhoria e lógica do PDSA (Planejar-Fazer-Estudar-Agir).

Além disso, a instituição participou de seminários e atividades de rede coaborativa, bem como foi implementado um pacote referente aos processos de uso seguro de medicamentos, em especial a reconciliação de medicamentos. O controle estatístico do processo foi aplicado mensalmente para avaliar a mudança nos dois processos de trabalho ao longo do tempo.

 

Confira também: Como a transformação cultural pode fazer a Segurança do Paciente avançar?

 

Por meio das respostas de questionários eletrônicos, a pesquisa obteve os seguintes resultados:

  • O processo de medicação melhorou em 60% durante o período;
  • 90% dos pacientes sentiram melhora no serviço após o período;
  • O modelo de processo de melhoria estava disponível a 100% dos pacientes ao final do período.

 

Garantir a segurança do paciente não apenas melhora resultados clínicos, mas humanos. Em um ambiente que a cultura organizacional valoriza o profissional e o paciente a melhoria do cuidado como um todo aparece no produto final.

Enquanto os colaboradores prezam pelo objetivo final da saúde: garantir o bem-estar da população e se sentem mais bem preparados para lidar com acertos e erros, os enfermos se sentem mais à vontade para expressar seu ponto de vista sobre o atendimento.

 

Ciclos de melhoria e Cultura de Segurança do Paciente serão temas abordados no CURSO “Nível 3: Estratégias para alcançar a Excelência”, que ocorrerá no dia 19 de outubro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE e garanta a sua vaga:

http://www.ibes.med.br/cursos/nivel-3-estrategias-para-alcancar-a-excelencia/


Neste episódio do QualiTips, Aléxia Costa explica a cultura de segurança e detalha 6 pilares essenciais que a sustentam:

 

Referência:

S Kristensen; S F Peitersen; Lindenskov; etc. ISQUA17-2372 SIMULATIONS IMPROVEMENTS IN PATIENT SAFETY CULTURE AND MEDICATION SAFETY AT A PSYCHIATRIC CENTER IN THE FAROE ISLANDS. International Journal for Quality in Health Care. Setembro de 2017.

Edenise Maria Santos da Silva-Batalha; Marta Maria Melleiro. CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL DE ENSINO: DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO EXISTENTES NOS DIFERENTES CENÁRIOS DESSA INSTITUIÇÃO. Scielo. Abril de 2015.



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