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Os mapas de processos mostram uma série de eventos que produzem um resultado final, servindo como uma ferramenta de planejamento e gerenciamento que descreve visualmente o fluxo de trabalho.

Um mapa de processo também é chamado de fluxograma, fluxograma de processo, gráfico de processo, gráfico de processo funcional, fluxograma funcional, modelo de processo, diagrama de fluxo de trabalho, diagrama de fluxo de negócios ou diagrama de fluxo de processo. Ele mostra quem e o que está envolvido em um processo, podendo ser usado em qualquer organização e permite revelar áreas em que um processo deve ser aprimorado.

 

Benefícios do mapeamento de processos

 

O mapeamento de processos visa que organizações melhorem a sua eficiência. Isso porque os mapas de processos:

  • fornecem informações sobre um processo,
  • ajudam as equipes a debater idéias para melhoria de processos,
  • destacam os desperdícios,
  • agilizam os processos de trabalho
  • constroem o entendimento das atividades críticas e as que geram retrabalho
  • permitem comunicar visualmente os detalhes importantes de um processo, em vez de escrever instruções extensas
  • aumentam a comunicação e
  • fornecem a documentação do processo.

 

Objetivo do mapeamento de processos

 

O mapeamento de processos identifica gargalos, repetições e atrasos. Eles ajudam a definir:

  • limites do processo,
  • propriedades do processo,
  • responsabilidades do processo e
  • medidas de eficácia ou métricas do processo.

 

Finalidade dos fluxogramas e mapas de processos:

 

  • Aumentar a compreensão de um processo
  • Analisar como um processo pode ser aprimorado
  • Mostrar aos outros como é feito um processo
  • Melhorar a comunicação entre indivíduos envolvidos no mesmo processo
  • Fornecer documentação do processo
  • Planejar projetos

 

Os mapas de processos podem economizar tempo e simplificar projetos porque:

 

  • Criam e aceleram o design do projeto
  • Fornecem comunicação visual eficaz de idéias, informações e dados
  • Ajudam na resolução de problemas e tomada de decisão
  • Identificam problemas e possíveis soluções
  • Podem ser construídos de forma rápida e econômica
  • Mostram os processos divididos em etapas e usam símbolos fáceis de seguir
  • Mostram conexões e sequências detalhadas
  • Mostram um processo inteiro do começo ao fim

 

Conclusão

 

Os mapas de processo ajudam a entender as características importantes de um processo, permitindo produzir dados úteis para usar na solução de problemas. Os mapas de processos permitem que você faça estrategicamente perguntas importantes que ajudam a melhorar qualquer processo.

 

 

Mapeamento e Gerenciamento de Processos

Diretores, Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da s

 



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