- 31 de janeiro de 2024
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Associação entre escovação diária e pneumonia adquirida em UTI
A escovação dentária para pacientes na UTI foi associada a menos dias de ventilação mecânica e menor tempo de permanência
A escovação dentária diária entre pacientes hospitalizados está associada à prevenção da pneumonia adquirida no hospital e à melhoria dos resultados objetivos?
Esta revisão sistemática e meta-análise de 15 ensaios clínicos randomizados com um tamanho populacional efetivo de 2.786 pacientes descobriu que as taxas de pneumonia adquirida no hospital foram mais baixas entre os pacientes randomizados para escovação diária, particularmente entre os pacientes que receberam ventilação mecânica invasiva. A escovação diária também foi associada a menor duração da ventilação mecânica, menor tempo de internação na unidade de terapia intensiva (UTI) e menor mortalidade na UTI, enquanto o tempo de internação hospitalar e o uso de antibióticos não mostraram diferenças.
Leia mais: CFN reivindica inclusão do nutricionista na equipe mínima das UTIs
Esses achados sugerem que a escovação diária pode estar associada a menores taxas de pneumonia e mortalidade na UTI, principalmente entre pacientes submetidos à ventilação mecânica invasiva; programas e políticas para incentivar a escovação diária dos dentes são garantidos.
A pneumonia adquirida no hospital (HAP) é a infecção mais comum e mórbida associada aos cuidados de saúde, mas estão disponíveis dados limitados sobre estratégias de prevenção eficazes.
Objetivo
Determinar se a escovação diária está associada a taxas mais baixas de PAH e outros resultados relevantes para o paciente.
Seleção de estudos
Ensaios clínicos randomizados de adultos hospitalizados comparando cuidados bucais diários com escovação dentária versus regimes sem escovação dentária.
Principais Resultados e Medidas
O resultado primário desta revisão sistemática e meta-análise foi a PAV. Os desfechos secundários incluíram mortalidade hospitalar e em unidade de terapia intensiva (UTI), duração da ventilação mecânica, tempo de internação na UTI e no hospital e uso de antibióticos.
Os subgrupos incluíram pacientes que receberam ventilação mecânica invasiva versus aqueles que não receberam, escovação dentária duas vezes ao dia versus com mais frequência, escovação dentária fornecida por profissionais de odontologia versus equipe de enfermagem geral, escovação dentária elétrica versus manual e estudos com baixo versus alto risco de viés.
Resultados
Um total de 15 ensaios preencheram os critérios de inclusão, incluindo 1.0.742 pacientes (2.033 na UTI e 8.709 em departamentos fora da UTI; o tamanho efetivo da população foi de 2.786 após a redução da população para contabilizar 1 ensaio randomizado de agrupamento em pacientes fora da UTI). A escovação dentária foi associada a um risco significativamente menor de PAH (taxa de risco [RR], 0,67 [IC 95%, 0,56-0,81]) e mortalidade na UTI (RR, 0,81 [IC 95%, 0,69-0,95]).
A redução na incidência de pneumonia foi significativa para pacientes que receberam ventilação mecânica invasiva (RR, 0,68 [IC 95%, 0,57-0,82), mas não para pacientes que não estavam recebendo ventilação mecânica invasiva (RR, 0,32 [IC 95%, 0,05-2,02]).
A escovação dentária para pacientes na UTI foi associada a menos dias de ventilação mecânica (diferença média, -1,24 [IC 95%, -2,42 a -0,06] dias) e menor tempo de permanência na UTI (diferença média, -1,78 [IC 95%] , −2,85 a −0,70] dias).
Escovar duas vezes ao dia versus intervalos mais frequentes foi associado a estimativas de efeitos semelhantes. Os resultados foram consistentes em uma análise de sensibilidade restrita a 7 estudos com baixo risco de viés (1.367 pacientes).
O tempo de permanência hospitalar fora da UTI e o uso de antibióticos não foram associados à escovação dentária.
Conclusões
Os resultados desta revisão sistemática e meta-análise sugerem que a escovação diária pode estar associada a taxas significativamente mais baixas de PAH, particularmente em pacientes que recebem ventilação mecânica, taxas mais baixas de mortalidade na UTI, menor duração da ventilação mecânica e menor tempo de internação na UTI.
São necessárias políticas e programas que incentivem uma escovação dentária mais generalizada e consistente.
Fonte da imagem: Envato
Fonte: Ehrenzeller S, Klompas M. Association Between Daily Toothbrushing and Hospital-Acquired Pneumonia: A Systematic Review and Meta-Analysis. JAMA Intern Med. Published online December 18, 2023