[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

As 9 Dimensões para o sucesso do Líder em saúde

 

Liderança nem sempre tem a ver com o cargo ou posição que um profissional assume. No NHS (sistema de saúde britânico), o modelo de liderança em saúde é composto de nove dimensões de liderança diferentes, que podem ajudá-lo a explorar as maneiras pelas quais você já pode estar agindo como líder ou inspirá-lo a desenvolver e aumentar suas habilidades de liderança. Aqui estão alguns exemplos do modelo que podem inspirá-lo ainda mais:

 

  • Inspiração de um propósito compartilhado
  • Pensando em como melhorar os serviços e o atendimento ao paciente
  • Comportando-se de uma forma que reflita os princípios e valores do sistema de saúde
  • Atuando como um modelo e inspirando outros a fazerem o mesmo.

 

  • Liderança com cuidado
  • Compreendendo as qualidades e necessidades únicas de uma equipe
  • Entendendo seu próprio comportamento e como isso afeta sua equipe
  • Realizando atos de gentileza para sua equipe
  • Ajudando a promover uma atmosfera positiva e de apoio que permite que todos façam seus trabalhos de maneira eficaz.

 

  • Avaliação de informações
  • Investigando ou buscando feedback de usuários do serviço, colegas ou outros e usá-lo para fazer melhorias
  • Usando informações, feedback ou dados para gerar novas ideias e fazer planos eficazes para melhoria ou mudança
  • Sempre pensando em maneiras de fazer seu trabalho de forma mais eficaz ou maneiras de melhorar os serviços.

 

  • Conexão com o serviço
  • Compreender como sua área de trabalho se relaciona e se conecta com outros indivíduos / equipes
  • Assumindo a responsabilidade pela continuidade da prestação do serviço
  • Fazendo links ou fazendo contato com outras equipes e organizações
  • Sendo flexível ao trabalhar com pessoas / equipes que têm padrões ou abordagens diferentes para você.

 

  • Compartilhamento da visão
  • Comunicando uma imagem convincente, crível e vívida do que todos estão trabalhando (por exemplo, visão ou objetivos) de uma forma que pareça alcançável e emocionante
  • Inspirando esperança e ajudando outras pessoas a ver como seu trabalho se encaixa
  • Estando visível e disponível para sua equipe
  • Comunicando-se de forma honesta, clara e adequada.

 

  • Engajamento da equipe
  • Reconhecer e valorizar ativamente as perspectivas e experiências únicas de cada pessoa
  • Ouvindo com atenção sua equipe e valorizar suas sugestões
  • Solicitando contribuições de sua equipe para aumentar o engajamento
  • Promovendo o trabalho em equipe e o sentimento de orgulho
  • Pedindo feedback à sua equipe.

 

  • Manutenção da responsabilidade
  • Assumindo a responsabilidade por seu próprio desempenho
  • Combinando metas claras de desempenho e indicadores de qualidade
  • Apoiando outras pessoas para assumir a responsabilidade pelos resultados.

 

  • Capacidade de desenvolvimento
  • Assumindo a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento
  • Explorando e compreendendo os pontos fortes e as necessidades de desenvolvimento de sua equipe
  • Compreendendo a importância e o impacto do desenvolvimento das pessoas, atuando como um modelo para o desenvolvimento pessoal
  • Fornecendo orientação ou coaching de longo prazo.

 

  • Influência para resultados
  • Ouvindo diferentes perspectivas
  • Compartilhando problemas e informações para ajudar outras pessoas a entenderem seu pensamento
  • Desenvolvendo e apresentando argumentos bem fundamentados
  • Envolvendo-se com respeito para convencer ou persuadir os outros
  • Construindo relacionamentos para reconhecer as paixões e preocupações de outras pessoas

 

FONTE: Royal College of Nursing. Leadership skills. 2020.

 

 

Fonte da imagem: Freepik



Deixe um comentário