- 12 de junho de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
As 09 principais soft skills que todo Avaliador deve dominar
Quer iniciar sua carreira como avaliador? Aqui estão as principais habilidades de avaliação que você deve dominar hoje.
Nos dias de hoje, as habilidades de avaliação são cada vez mais desafiadoras. As coisas que aprendemos na faculdade – focadas na assistência ao paciente e aspectos administrativos mínimos – não nos distinguem realmente. É mais ou menos esperado como parte do trabalho. Quando grande parte das atividades de trabalho atuais podem ser automatizadas usando tecnologia, são as habilidades de avaliação do tipo “soft skills” que distinguirão os profissionais avaliadores em um cenário altamente exigente e em rápida mudança.
Quer iniciar sua carreira como avaliador? Aqui estão as principais habilidades de avaliação que você deve dominar hoje.
- Ceticismo saudável
Passar de uma abordagem tradicionalmente voltada para o passado em favor de uma abordagem mais proativa exige que os avaliadores lidem com seu trabalho com uma quantidade saudável de ceticismo. O ceticismo é uma atitude que inclui uma mente questionadora e uma avaliação crítica da adequação e suficiência das evidências de avaliação. Requer estar alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou negligência, e uma avaliação crítica das evidências de avaliação.
Os melhores avaliadores conduzem cada avaliação com um olhar perspicaz e um alto grau de vigilância, independentemente das circunstâncias específicas. O ceticismo profissional significa que as equipes de avaliação estão avaliando ativamente as evidências de avaliação e questionando qualquer pista ou sinal de alerta que outros avaliadores possam perder, através de um olhar sistêmico.
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- Pensamento crítico
Habilidades de pensamento crítico são importantes para uma carreira de avaliação. Esse tipo de raciocínio exige que os profissionais saiam de seus próprios julgamentos e preconceitos para considerar todas as perspectivas, questionar a validade de cada uma e chegar a uma conclusão. Apesar da crescente prevalência da tecnologia, esse nível de pensamento complexo é uma habilidade que a IA (inteligência artificial) e a automação ainda demorarão para substituir.
- Visão de negócios
Os avaliadores de hoje precisam saber não apenas os números e fatos, mas também qual é o papel que desempenham e porque são importantes para os negócios. Resumindo, os avaliadores com as carreiras mais sólidas não apenas realizam seus trabalhos com excelência, mas seu plano de avaliação também conecta os pontos para articular o verdadeiro impacto nos negócios – que é a informação mais importante para outras partes interessadas.
- Iniciativa
Em qualquer profissão, os empregadores querem saber que seus funcionários estão ansiosos para aprender e se desenvolver. Eles valorizam as pessoas que vão além das expectativas para promover a si mesmas e seus conhecimentos. Para os avaliadores, a disposição de tomar iniciativa e apropriar-se de seu próprio sucesso é crucial para desenvolver seu conjunto de habilidades de avaliação. A busca apaixonada por certificações e educação profissional continuada prova que eles não se contentam em descansar sobre as atuais conquistas, mas, em vez disso, estão ansiosos para expandir seu conjunto de habilidades de avaliação atual e evoluir junto com a profissão de avaliador interno.
- Empatia
Para quem recebe, as avaliações podem ser estressantes, e os avaliadores qualificados devem saber como simpatizar com as emoções de seus clientes ou partes interessadas, mantendo a compostura e a prudência. Essa competência não apenas diferencia os avaliadores e permite que eles apresentem suas descobertas da maneira mais eficaz, mas também leva a avaliações de maior qualidade. A inteligência emocional, intimamente relacionada à empatia, na verdade melhora a qualidade da avaliação.
- Habilidades de comunicação
As habilidades de comunicação são uma característica altamente valorizada – mas surpreendentemente rara – no mundo do trabalho de hoje. Numa pesquisa de 2016 realizada pelo Workforce Solutions Group, as habilidades de comunicação foram a principal demanda das empresas contratantes, mas dois em cada três empregadores citaram a falta dessas habilidades interpessoais em seus candidatos a emprego. Isso serve como prova de que os avaliadores que são bons comunicadores se destacarão em qualquer trabalho. E não estamos abordando apenas a comunicação verbal. A importância da comunicação não-verbal, das técnicas de aprimoramento do trabalho em equipe e das habilidades de apresentação são vitais para relatórios de avaliação eficazes às principais partes interessadas. Existe uma correlação entre habilidades de apresentação e sucesso no trabalho.
- Presença executiva
Mais do que apenas um chavão, a presença executiva é importante para os avaliadores que desejam promover uma reputação profissional positiva. Simplificando, a presença executiva é a capacidade de uma pessoa inspirar confiança. Os avaliadores devem informar, educar e influenciar as partes interessadas, bem como ganhar sua confiança.
- Curiosidade
Os avaliadores mais bem-sucedidos não estão satisfeitos com o status quo – eles estão de olho na melhoria contínua do processo e em como podem promover a profissão de avaliação interna em um negócio que está mudando rapidamente. Os avaliadores devem procurar não apenas refinar suas próprias habilidades de avaliação, mas também entender, adaptar-se e alavancar inovações emergentes. Curiosidade também significa que esses avaliadores investigam impiedosamente os problemas em busca de uma resposta e solução.
As Instituições Acreditadoras querem pessoas que tenham paixão por entender verdadeiramente o negócio e um talento especial para permanecerem curiosos em ambientes que podem mudar frequentemente.
Embora algum nível de ceticismo seja encorajado, para uma carreira de avaliação próspera, os avaliadores devem equilibrar isso com uma certa dose de mente aberta para fazer julgamentos e decisões informadas durante a condução de seu plano de avaliação.
- Treinamento multifuncional
Os avaliadores devem ter uma compreensão de como avaliar as responsabilidades da organização no que diz respeito às leis e regulamentos.
Conclusão
Ser um avaliador é mais do que ser um investigador: ele precisa ter funções que agregam valor real ao negócio. Para isso, ele deve complementar suas habilidades técnicas com essas habilidades interpessoais em demanda. Competências de avaliação como essas são essenciais para se destacar dentro do espaço de avaliação.
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