- 10 de dezembro de 2015
- Posted by: Grupo IBES
- Category: vigilância
A primeira vacina para a dengue – doença viral que afeta dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo – acabou de ser aprovada em um país fortemente afetado pela doença. A vacina, produzida pela Sanofi, fará sua estréia no mercado no México. A empresa também espera mais aprovações em cerca de 20 países até o final do ano.
A dengue é uma doença transmitida por mosquito que causa sintomas semelhantes aos da gripe, que pode mais tarde evoluir para uma infecção mais grave e mortal: dengue grave ou dengue hemorrágica. Há quatro tipos de vírus que causam a dengue.
Em geral, a doença é considerada como uma ameaça para cerca de metade da população mundial. Cerca de 400 milhões de pessoas são infectadas anualmente. A Dengue é tipicamente encontrada em climas tropicais e sub-tropicais, e o México é um dos muitos países afetados nas Américas, segundo a OMS.
O México aprovou a vacina, chamada Dengvaxia, para os quatro sorotipos do vírus da dengue, mas apenas para pacientes com idade entre 9-45 que vivem em áreas onde a doença é endêmica. Isto significa que a vacina não tem aprovação ainda para o uso em crianças pequenas, uma população considerada de maior risco, ou para o uso por turistas.
O programa de desenvolvimento clínico envolveu mais de 40.000 pessoas de 15 países de diferentes idades, geografias e contextos epidemiológicos, bem como de origens étnicas e sócio-econômicas variadas. A vacina reduziu o risco de hospitalização em 80% e reduziu a possibilidade de desenvolver a forma mais grave (hemorrágica) da doença em 93%.
A OMS tem uma meta de reduzir a mortalidade da dengue em 50% e infecções em 25% até 2020, usando 2010 como data base.
LEIA MAIS: Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada ao vírus Zika – MINISTÉRIO DA SAÚDE
FONTE: There’s now a vaccine approved to treat dengue, a disease that affects tens of millions across the globe. Business Insider. 11/12/2015