- 21 de setembro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Acreditação, Notícias
Em 29 de Junho, aconteceu a Conferência Iberoamericana sobre Qualidade Sanitária em comemoração aos 10 anos de parceria entre Espanha e Portugal, com a entrega de certificados pela metodologia ACSA de Acreditação a 36 unidades lusitanas, dentre eles:
- 15 centros de saúde entre o eixo Lisboa-Vale do Tejo-Algarve;
- 18 serviços entre Lisboa e a Madeira;
- 2 laboratórios clínicos;
- Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEM).
Estas organizações passaram pelo processo de Acreditação baseado nos padrões da ACSA, o qual é uma ferramenta que acompanha os profissionais e instituições na busca pelo avanço da saúde como um todo. Assim, a ACSA visa oferecer melhores serviços aos pacientes, proporcionar uma atenção maior, atingir a excelência e a melhoria contínua.
Confira também: Como é o processo de acreditação da metodologia ACSA
O evento foi organizado pelo Ministério de Saúde português com o intuito de homenagear as instituições que passaram pelo processo, devotaram tempo e esforços para atingir as metas, contando com a participação do Diretor da ACSA, Antonio Torres, várias autoridades portuguesas e representantes das instituições acreditadas.
A ACSA conta com a tripla acreditação (metodologia, programa de treinamento de avaliadores e organização) da International Society for Quality in Healthcare (ISQua), a organização mundial que estabelece as metodologias de Acreditação em todos os países.
Assim como em Portugal, no Brasil várias organizações de saúde e unidades de gestão clínica (UGC) já iniciaram o processo de preparação para a Acreditação, de forma a fomentar e disseminar os preceitos de melhoria contínua e excelência!
Participe do CURSO “Nível 3: Estratégias para alcançar a Excelência”, que ocorrerá no dia 19 de outubro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE e garanta a sua vaga!
Confira mais sobre os manuais ACSA no vídeo:
Referência:
Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía. Andalucía consolida la expansión de su modelo de calidad sanitaria con la certificación de 36 nuevas unidades en Portugal. Junho de 2018.