- 14 de setembro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Segurança do Paciente
A Cultura de Segurança baseia-se em práticas institucionais para conceituar e engajar os colaboradores nas diretrizes internas. Para que essa Cultura obtenha resultados positivos, é necessário haver uma boa comunicação entre os profissionais.
Contudo, os mecanismos de comunicação para os profissionais da saúde, historicamente, têm recebido pouca atenção durante o processo de treinamento. Não à toa, um estudo publicado pela Mayo Clinic Proceedings em 2005 apontou que menos da metade dos pacientes hospitalizados conseguiram identificar seus respectivos diagnósticos ou o nome das medicações solicitadas após a alta.
Sendo assim, projetos de melhoria da qualidade devem atuar em busca de promover a cultura de segurança e a comunicação efetiva, através de:
- Relações fortes e positivas entre os colaboradores e pacientes;
- Treinamento e aperfeiçoamento das habilidades de comunicação;
- Adoção de comportamentos preventivos;
- Redução de riscos e eventos adversos;
- Inclusão do paciente nas decisões sobre o seu cuidado;
- Maior adesão dos pacientes aos conselhos dos profissionais e tratamentos;
- Precisão nos diagnósticos;
- Satisfação do paciente e colaborador;
- Segurança do paciente e colaborador.
Confira também: Meios de comunicação informais usados na rotina de uma unidade de internação
Para atingir esses resultados assistenciais, é necessário fomentar a prática do Cuidado Centrado no Paciente, um novo conceito do Manual ONA 2018, o qual prevê o respeito às vontades, valores e necessidades individuais dos enfermos, por meio de uma comunicação que:
- Primeiramente, escuta;
- Explica e dá abertura para solucionar possíveis dúvidas;
- Enfatiza os principais pontos;
- Confere se o paciente entendeu tudo o que lhe foi dito.
Com a aplicação destas medidas, os pacientes e colaboradores irão perceber, respectivamente, melhoras na qualidade do serviço e no ambiente de trabalho, aumentando ainda mais o engajamento na promoção da Cultura de Segurança.
Cultura de Segurança do Paciente será um dos temas abordados no CURSO “Nível 3: Estratégias para alcançar a Excelência”, que ocorrerá no dia 19 de outubro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE e garanta a sua vaga!
Confira mais informações sobre o assunto no nosso vídeo:
Referência:
Clark, P. A. (2003). Medical practices’ sensitivity to patients’ needs: Opportunities and practices for improvement. Journal of Ambulatory Care Management, 26(2), 110-123.
Wanzer, M. B., Booth-Butterfield, M. & Gruber, K. (2004). Perceptions of health care providers’ communication: Relationships between patient-centered communication and satisfaction. Health Care Communication, 16(3), 363-384.
Heisler, M., Bouknight, R. R., Hayward, R. A., Smith, D. M., & Kerr, E. A. (2002). The relative importance of physician communication, participatory decision-making, and patient understanding in diabetes self-management. Journal of General Internal Medicine, 17, 243-252.
Makaryus, A. N., & Friedman, E. A. (2005). Patients’ understanding of their treatment plans and diagnosis at discharge. Mayo Clinic Proceedings, 80(8), 991-994.