- 10 de setembro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Acreditação, Notícias
A Acreditação é um programa (voluntário na maioria dos países e metodologias) em que Avaliadores externos capacitados analisam as conformidades das organizações de saúde e comparam as evidências com padrões de desempenho pré-estabelecidos.
Esse processo de controle de qualidade surgiu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Um estudo publicado pela National Library of Medicine em 2011, fez uma revisão sistemática sobre os estudos que avaliaram o impacto da Acreditação na qualidade dos serviços assistenciais e concluiu que esse processo:
- Melhora significativamente a média de conformidades que atendem aos padrões de qualidade;
- Aumenta e melhora a estrutura organizacional;
- Aumenta e melhora o trabalho dos colaboradores;
- Aumenta e melhora a segurança dos profissionais e pacientes;
- Melhora o cumprimento de Protocolos Internos;
- Aumenta a satisfação do pacientes;
- Aumenta a qualidade em todos os setores institucionais;
- Melhora o controle de infecções;
- Reduz a incidência de internações inesperadas;
- Reduz as taxas de mortalidade;
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Estes programas impactam positivamente os colaboradores, ao fomentar o trabalho interdisciplinar, a comunicação e abordagem educativa frente às notificações de incidentes.
A Acreditação deve ser aplicada como uma ferramenta para melhoria da qualidade e é fundamental treinar os profissionais para que entendam os benefícios da prática e se engajem, mutuamente, nesse compromisso.
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Descubra mais benefícios da Acreditação no vídeo abaixo:
Referência:
Abdullah Alkhenizana and Charles Shaw. Impact of Accreditation on the Quality of Healthcare Services: a Systematic Review of the Literature. US National Library of Medicine. 2011.