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business and medical realtionship.Quem nunca passou pela tensão de uma avaliação? A expressão séria do avaliador, às vezes até mal humorada, apenas observando, enquanto mil e uma coisas passam pela sua cabeça como: “Será que ele está gostando?”, “Hum, essa cara não é boa”, “E agora, será que ele aprovou?”

Pois é, muitos colaboradores das instituições tremem de medo só em pensar na possibilidade de ser avaliado. Mas, de alguns anos para cá essa situação vem mudando. Começou-se a perceber a necessidade de educar os profissionais durante a visita de diagnóstico tornando o processo de avaliação um benefício para a instituição de saúde ao invés de um fardo pesado.

O que é avaliação educativa?

Não basta avaliar, tem que colaborar. É importante que a instituição saiba o que está errado e qual a maneira correta de se fazer. Na avaliação educativa os avaliadores apontam o que não está conforme, porque e como pode ser contornado, acrescentando a instituição um importante valor de aprendizado.

 

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Acompanhe alguns pontos positivos da avaliação educativa que podem ajudar no crescimento da instituição:

  • O primeiro ponto positivo da avaliação educativa é que não há tensão durante a visita. Com os profissionais relaxados o processo de aprendizado com o diagnóstico é mais efetivo.
  • A avaliação educativa repassa informações importantes sobre o padrão correto dos procedimentos acrescentando conhecimento para a instituição e seus profissionais.
  • Encurta o processo de certificação, pois a instituição não precisa procurar no Manual da ONA (ou outras fontes de informação) quais as maneiras corretas de se fazer, já que esta informação foi passada pelo avaliador durante a visita.
  • Não é solicitado nenhuma alteração extraordinária e fora dos padrões do Manual ONA. Isso evita desgastes na instituição e altos gastos para conseguir a certificação.

O IBES é a primeira instituição acreditadora a aderir esse novo método e é perceptível a eficiência do processo através da satisfação dos clientes e no crescimento da instituição de saúde avaliada.

“Desde o início dos trabalhos do IBES como Instituição Acreditadora, definimos que o nosso método de avaliação seria diferenciado. Como nós, da Diretoria, já havíamos trabalhado como avaliadores em outras acreditadoras e metodologias de certificação, bem como atuado como consultores e gestores da qualidade em organizações de saúde, sabíamos que algo precisava urgentemente ser mudado neste contexto”, afirma Vanice Costa, Diretora de Certificação e Presidente do IBES.

O trabalho de avaliação educativa do IBES inicia-se pela capacitação dos avaliadores, em cursos e encontros de formação periódicos online e presenciais sempre contando com a participação da diretoria com o objetivo de repassa a missão e visão da empresa aos avaliadores.

“Nossos avaliadores passam por várias etapas de capacitação, tais como Curso de Formação de Avaliadores, Encontros de Avaliadores presenciais ao longo do ano, capacitações sobre temas diversos on-line, além de receberem orientações sobre o nosso Código de Conduta, Informes Técnicos e Boletins periódicos. Todos recebem feedback sobre a pesquisa de satisfação do cliente, caso este pontue algum elogio ou reclamação sobre a atuação da equipe na visita. Além disso, cada avaliador sobre avaliação de desempenho formal, em sistema informatizado, sobre o seu desempenho em cada visita de avaliação, visando o seu plano de desenvolvimento. Mantemos a lógica de sempre orientá-los a compreender o cliente como alguém que está em busca de caminhos para a melhoria contínua, e nós somos facilitadores reais para isso”, afirma Aléxia Costa, Diretora de Ensino e Capacitação do IBES.

Muito mais que diagnóstico para acreditação, a avaliação educativa é um processo de aprendizado e troca de informações entre avaliadores e profissionais da saúde, uma colaboração mutua que melhora o serviço de saúde no país.

“O diagnóstico do IBES foi um diferencial para troca de experiências, melhoria contínua dos nossos processos e revisão do nosso plano de ação. Nos fez rever nossos pontos positivos e o que pode e precisa ser melhorado. Precisamos aprimorar e retroalimentar diariamente nosso trabalho. Tanto a visita diagnóstica quanto a auditoria para certificação foram extremamente agregadores para aprimoramento contínuo dos processos de qualidade do nosso hospital.” disse em depoimento Felipe Fernandes Prado, Gestor Administrativo do IBOL – Instituto Brasileiro de Oftalmologia.

Quer saber mais sobre acreditação? Contate o IBES pelo e-mail atendimento@ibes.med.br, pelo site ou pelo telefone (11) 3675-5180

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