[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
Pacientes com câncer renal ganharam uma nova opção de tratamento com a aprovação de nova indicação terapêutica para o produto biológico Opdivo® (nivolumabe), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O deferimento foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira (12/12).
rak_pochek_israel_EN
A partir da  publicação, o Opdivo® também passa a ser indicado para o tratamento de carcinoma de células renais avançado após terapia prévia anti-angiogênica.
A droga já estava aprovada para as seguintes indicações terapêuticas:
  • monoterapia para o tratamento de melanoma avançado (irressecável ou metastático);
  •  tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) localmente avançado ou metastático com progressão após quimioterapia à base de platina. Pacientes com mutação EGFR ou ALK devem ter progredido após tratamento com anti-EGFR e anti-ALK antes de receber Opdivo®.
O nivolumabe é um anticorpo monoclonal de imunoglobulina G4 (IgG4) totalmente humano que se liga ao receptor de morte programada 1 (PD-1) e bloqueia sua interação com PD-L1 e PD-L2. Opdivo® potencializa as respostas das células T, incluindo respostas antitumorais, por meio do bloqueio da ligação de PD-1 aos ligantes PD-L1 e PD-L2.
LEIA MAIS: Ótima notícia: Ministério da Saúde fará investimentos em serviços de nefrologia

MEKINIST EM COMPRIMIDO REVESTIDO

A Agência aprovou também o registro do Medicamento Novo MEKINIST® (dimetilsulfóxido de trametinibe), na forma farmacêutica comprimido revestido.
O medicamento é indicado para o tratamento de pacientes com melanoma não ressecável ou metastático com mutação BRAF V600. O melanoma cutâneo é a forma mais agressiva de todos os cânceres de pele, com aproximadamente 232.000 novos casos e aproximadamente 55.000 mortes relacionadas à doença mundialmente a cada ano.
O novo medicamento MEKINIST® (dimetilsulfóxido de trametinibe) será fabricado pela empresa GlaxoSmithKline localizada em Parma, Itália, e a detentora do registro do medicamento no Brasil é a empresa Novartis Biociências S.A localizada em São Paulo – SP.

Leia Mais:
Infecção Urinária: Tratamento, sintomas e fatores de risco
FONTE: ANVISA