Acreditação ONAModelo de Certificação Acreditação ONA
A acreditação ONA é um processo que visa a certificação de qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA).
As organizações homologadas pela ONA a certificar as organizações prestadoras de serviços de saúde ou serviços de saúde chamam-se IACs (Instituições Acreditadoras). O IBES é uma das IACs que mais tem se destacado no mercado, pelos seus diferenciais: apoio técnico desde o Diagnóstico Organizacional, equipe altamente especializada, cursos de capacitação em saúde altamente elogiados, sendo reconhecida como a IAC que mais cresceu no último ano.
As IACs utilizam como diretrizes as Normas Orientadoras (NOs) e as Normas de Acreditação (NAs) da ONA, incluindo o Manual de Acreditação Versão 2018, o que significa que elas são competentes para testar e certificar terceiros, prezando pelo comportamento ético e pela garantia de qualidade dos seus próprios serviços.
O processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis. É um processo destinado a:
- Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde (Hospitais, Ambulatórios e Clínicas, Pronto Atendimento, Laboratórios, Clínicas de Imunização, Bancos de Sangue, Bancos de Cordão Umbilical, entre outros);
- Serviços Odontológicos
- Serviços de Saúde (Lavanderias, Serviços de Manipulação de Nutrição Parenteral e Quimioterápicos, Serviços de Esterilização de Materiais)
- Programas da Saúde e Prevenção de Riscos.
Benefícios da Acreditação ONA
- Melhoria: segurança e resultados assistenciais.
- Diminuição de retrabalho e redução de custos.
- Integração entre os setores e processos.
- Padronização e controle dos processos e compromisso com resultados (franquias).
- Visibilidade no mercado e diferencial competitivo frente aos concorrentes.
- Identificação de riscos e oportunidades.
- Operadoras: divulgação para usuários (+ de 100 mil beneficiários)
- Credibilidade: cliente médico e paciente.
- Credenciamento e Segurança no credenciamento (Programa de Qualificação das Operadoras – ANS).
- Tendência da redução da base da rede credenciada, priorizando acreditados.
- Pagamento diferenciado – negociação de tabelas 105% IPCA (Fator Qualidade ANS).
- Acesso facilitado a financiamento junto a bancos privados e públicos.