[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) lançou nesta quinta-feira (28) o 5º fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”. Com o tema “Prevenção Primária de Cardiopatia Isquêmica: medidas não medicamentosas e medicamentosas”, a publicação tem o objetivo de fornecer aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis.
 
cardio
 
“Apesar do discreto declínio de mortalidade em muitos países, a cardiopatia isquêmica persiste como causa maior de morte entre as doenças crônicas não transmissíveis. Neste fascículo, revisam-se as medidas não medicamentosas e medicamentosas indicadas para sua prevenção primária”, afirma Felipe Dias Carvalho, consultor nacional de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde da organização.
No rol de medidas de prevenção não medicamentosas, está a mudança para uma dieta saudável, rica em vegetais, laticínios, hipossódica (baseada na dieta do Mediterrâneo) e enriquecida com óleo de oliva e grãos como nozes e castanhas. A abstenção do tabagismo torna-se medida obrigatória. De acordo com Flávio Danni Fuchs, autor do fascículo, medicamentos específicos podem ter atuação benéfica nos casos de cardiopatia.
“Entre os fármacos, estão fortemente indicados aqueles utilizados para o controle da hipertensão arterial, com destaque para diuréticos. Estatinas são os únicos fármacos originalmente hipolipemiantes (usados no tratamento de dislipidemias e controle dos níveis de colesterol) com eficácia demonstrada na prevenção de doenças cardiovasculares”. Segundo ele, o uso do ácido acetilsalicílico pode ser considerado em indivíduos de alto risco de cardiopatias.
 
Sobre a série “Uso Racional de Medicamentos”
O projeto, que conta com a participação de renomados profissionais, é coordenado pela OPAS/OMS em conjunto com a pesquisadora Lenita Wannmacher. Nos próximos meses, serão lançados mais 15 fascículos em português e com linguagem acessível. A escolha dos temas sobre condutas terapêuticas baseou-se, principalmente, nas dez maiores causas de morte apontadas pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2014.
Todos os capítulos da série estarão disponíveis gratuitamente para download e poderão ser acessados na área de publicações da página da OPAS/OMS Brasil na internet: www.paho.org/bra.
 
 
FONTE: OPAS/OMS