- 13 de abril de 2016
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Segurança do Paciente
Estudo objetivou comparar a higiene das mãos de três etapas do CDC com o processo de seis passos da OMS.
Uma nova pesquisa demonstra que a técnica de higiene das mãos em seis passos recomendados pela Organização Mundial de Saúde é superior a um método de três etapas sugerido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, na redução de bactérias nas mãos dos colaboradores de saúde. O estudo foi publicado on-line na revista Infection Control & Hospital Epidemiology, da Society for Healthcare Epidemiology of America.
“A higiene das mãos é considerada como a intervenção mais importante para reduzir as infecções associadas aos cuidados de saúde, mas não há evidências limitadas sobre qual a técnica é mais eficaz”, disse Jacqui Reilly, PhD, principal autor do estudo e professor de prevenção e controle de infecção em Glasgow Caledonian University, na Escócia. “Este estudo fornece uma base para as melhores práticas eficazes para implementar na linha de frente dos cuidados de saúde.”
Durante o ensaio randomizado controlado em um hospital de ensino de cuidados agudos, os pesquisadores observaram 42 médicos e 78 enfermeiros completarem a lavagem das mãos usando um gel à base de álcool após a assistência ao paciente. A técnica de seis passos foi microbiologicamente mais eficaz para reduzir a contagem de bactérias (3,28-2,58) em comparação com o método de três passos (3,08-2,88). No entanto, utilizando o método de seis passos, foi necessário 25% mais tempo para completar a técnica (42,5 segundos versus 35 segundos).
“Uma das descobertas acidentais interessantes foi que faltou conformidade com a técnica de seis passos. Apenas 65% dos prestadores concluíu todo o processo de higienização das mãos, apesar dos participantes terem obtido instruções sobre a técnica e saberem que sua técnica era observada. Isso garante uma investigação mais aprofundada para esta técnica particular e como as taxas de adesão podem ser melhoradas “, disse Reilly.
Os investigadores recomendam considerar essa evidência ao fazer recomendações oficiais sobre as melhores práticas em higiene das mãos.
FONTE: SHEA. Six-Step Hand-Washing Technique Found Most Effective for Reducing Bacteria.
Society for Healthcare Epidemiology of America. April 8, 2016
LEIA MAIS:
Diretrizes para Lavagem das Mãos – OMS