[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Um “Segunda Vítima” é caracterizada como qualquer profissional de saúde que participa de um evento adverso, um erro médico ou lesão inesperada relacionada com o paciente, e se torna uma vítima no sentido de poder estar traumatizado pelo evento (Scott et al., 2009).
 
Capture
 
Eventos adversos têm como pior consequência o sofrimento de pacientes, famílias e amigos (primeiras vítimas). Mas eles não são os únicos afetados.
Profissionais envolvidos direta ou indiretamente no evento adverso são acometidos por sofrimento emocional, como ansiedade, sonolência, confusão, dificuldade de concentração, despersonalização, frustração, culpa, tristeza, mudanças de humor, insônia, dúvidas sobre a própria capacidade profissional, medo de consequências legais e perda de reputação.
Segundo Aranaz-Andrés et al., 15% dos profissionais de saúde estão envolvidos em um evento adverso com consequências relativamente graves para os pacientes. Objetivo desta PPO é o de fornecer práticas para atenuar as consequências emocionais do evento adverso sobre o profissional.
 
segunda v[itima
APLICABILIDADE
Profissionais de saúde atuantes em hospitais, clínicas, serviços de diagnóstico, bancos de sangue, home care e demais organizações e serviços de assistência à saúde.
ACESSE AQUI:
PPO 005 – Práticas Padrão Ouro para Atendimento às Segundas Vítimas (PDF)
PPO 005 – Práticas Padrão Ouro para Atendimento às Segundas Vítimas (material gráfico colorido para impressão e colocação em murais institucionais)
Acesse aqui as outras PPOs do IBES