[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O uso regular de aspirina parece reduzir o risco de câncer em geral e é particularmente protetor contra o câncer colorretal e outros cânceres gastrointestinais, de acordo com um novo estudo da de pesquisadores da Harvard T.H. Chan School of Public Health. O estudo foi publicado 03 de março de 2016 na revista JAMA Oncology. Os pesquisadores analisaram os dados de saúde coletados de quase 136.000 participantes nos estudos Nurses’ Health Study e Health Professionals Follow-up Study por mais de 32 anos.
 
aspirina
 
Eles descobriram que pessoas que tomaram um comprimido de aspirina regularmente – em baixa dose, pelo menos, duas vezes por semana- teve um percentual 3% menor risco de câncer em geral do que os usuários não-regulares de aspirina. O uso regular de aspirina também foi associado com um risco de câncer colorretal 19% inferior e um risco 15% inferior de qualquer câncer gastrointestinal. Nenhuma redução foi observada no risco de câncer da mama, da próstata, ou do pulmão.
 
O benefício de proteção da aspirina apareceu depois de cinco anos de uso contínuo em doses que variam de 0.5 a 1.5 comprimidos-padrão em uma semana ou um comprimido de uma dose baixa de um dia. Os pesquisadores estimam que o uso regular de aspirina pode prevenir cerca de 30.000 tumores do trato gastrointestinal em os EUA a cada ano e poderia impedir, adicionalmente, 7.500 tumores colorretais entre os adultos norte-americanos com mais de 50 anos que têm rastreamento endoscópico e 9.800 casos entre os quase 30 milhões de pessoas que não são rastreados. O benefício relativo a outros tumores gastrointestinais apareceu depois de seis anos e, ao mesmo nível de dosagem – equivalente a um comprimido por dia, uma dose baixa – usado para prevenir a doença cardiovascular.
Yin Cao, instrutor em medicina na Harvard Medical School, e investigador na Harvard Chan School, e do Hospital Geral de Massachusetts foi o principal autor do estudo.
 
LEIA MAIS:
Excesso de peso e obesidade causarão 15 mil novos casos de câncer no Brasil em 2016
 
FONTE: Regular aspirin use found to protect against overall cancer risk. 03 March 2016. Disponível em: http://www.massgeneral.org/News/pressrelease.aspx?id=1905