[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
Durante anos, especialistas em saúde pública têm implorando para que as pessoas parem de tomar antibióticos para gripe e resfriado comum. Antibióticos tem o objetivo de tratar infecções bacterianas. Gripes e resfriados são causados ​​por vírus. Então, tomar antibióticos para estas doenças é um exercício completamente inútil.
flu
Quanto mais se faz uso de antibióticos – especialmente quando eles não são necessários – mais aumentam as chances de se desenvolver bactérias resistentes aos antibióticos. Estas “superbactérias”, como são conhecidas, tornaram-se uma enorme ameaça à saúde pública em todo o mundo, matando milhares de pessoas a cada ano. Pesquisadores calculam muitos milhões de óbitos a mais nas próximas décadas por esta causa.
 
A Organização Mundial de Saúde recentemente conduziu uma pesquisa em vários países para testar o conhecimento das pessoas sobre antibióticos. E 64% dos entrevistados disseram acreditar que os antibióticos podem ser usados ​​para tratar gripes e resfriados.
 
A pesquisa da OMS também descobriu que 32% dos entrevistados disseram acreditar que eles não precisam completar o tratamento de antibióticos prescritos e podem parar de tomá-los assim que eles se sentem melhor. A OMS ressalta que é importantíssimo sempre tomar o curso completo de antibióticos prescritos. Caso contrário, cria-se um ambiente no qual as bactérias mais fracas são eliminadas e as mas os mais fortes “superbactérias” sobrevivem e se multiplicam.
 
De acordo com a revista Nature, a uma criança média americana tem sido dada de 10 a 20 prescrições de antibióticos até a idade adulta. Essa é uma dose a cada um ou dois anos. As melhores estimativas sugerem que metade das prescrições de antibióticos pode ser desnecessária.
 

FONTE: Belluz, J. For the love of God, people, stop taking antibiotics for colds. Voxmedia. Nov, 2015.