- 20 de setembro de 2024
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Quer ser Avaliador do IBES? Conheça e desenvolva as 12 Habilidades essenciais de avaliação
É seu trabalho como avaliador identificar os pontos fortes, os desafios e as oportunidades de melhoria.
Os Avaliadores de Acreditação em Saúde têm uma combinação de educação, experiência e habilidade, bem como um forte entendimento do setor em que trabalham.
- Habilidades de comunicação para avaliadores
Transmita informações e instruções de forma eficaz às outras partes interessadas. A comunicação é a chave que abre a porta para uma avaliação eficaz. Como avaliador, sua capacidade de transmitir informações e instruções é primordial. Você deve usar suas palavras para expressar as expectativas e objetivos.
Suas habilidades de comunicação devem ser finamente ajustadas, permitindo que você explique os critérios de avaliação claramente e forneça orientação que inspire os alunos a atingir novos patamares. Seja por meio de instruções verbais, diretrizes escritas ou mesmo dicas não verbais, suas palavras e ações devem criar um ambiente em que todos se sintam ouvidos e apoiados.
- Habilidades de observação
Preste muita atenção aos detalhes e avalie com precisão o desempenho e o progresso da organização que está sendo avaliada. A aprendizagem formal e informal pode ser desafiadora para muitas pessoas, é seu trabalho como avaliador identificar os pontos fortes, os desafios e as oportunidades de melhoria. Você deve ter altos níveis de atenção aos detalhes para garantir que nada passe despercebido.
- Habilidades de organização e planejamento
Crie planos de avaliação abrangentes que se alinhem aos resultados esperados e atendam às metas. É vital que você se mantenha focado e organizado, mantendo registros detalhados de progresso da avaliação. Você deve desenvolver seus próprios sistemas e métodos para organizar e planejar seu trabalho para garantir que as necessidades das organizações estejam na vanguarda do seu trabalho.
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- Questionar e fazer as perguntas certas
Faça perguntas instigantes para reunir insights e avaliar a compreensão das equipes. Existem muitas maneiras diferentes de fazer uma pergunta! Habilidades eficazes de questionamento como avaliador são vitais para medir o conhecimento e a compreensão de alguém sobre um assunto. Você precisará desenvolver habilidades de questionamento que incluem:
- Perguntas abertas
- Perguntas investigativas
- Perguntas esclarecedoras
- Perguntas baseadas em critérios
- Análise crítica
Analise evidências e tome decisões informadas sobre as realizações e áreas para melhoria. Mesmo se você estiver avaliando usando um critério definido ou padrões do Manual, muitas vezes você terá que usar seu julgamento profissional dentro de sua função como avaliador. Os avaliadores geralmente são responsáveis por tomar decisões finais sobre o progresso, e isso requer altos níveis de análise crítica.
No mundo da avaliação, ser capaz de “ler nas entrelinhas” se torna um superpoder. É a habilidade que permite que você descubra os pontos fortes ocultos e as áreas de desenvolvimento. Como um detetive, você analisará evidências, observará comportamentos e fará perguntas perspicazes para descobrir as verdadeiras capacidades de cada organização. Ao aprimorar essa habilidade, você será capaz de identificar e celebrar seus pontos fortes, capacitando-as a brilhar ainda mais.
Da mesma forma, você identificará áreas para melhoria com precisão, fornecendo suporte e orientação direcionados para ajudar as organizações a superar seus desafios. Portanto, abrace seu detetive interior e desbloqueie o potencial por meio de suas habilidades de avaliação perceptiva.
- Feedback construtivo
Forneça feedback construtivo que inspire o crescimento e oriente as organizações em direção ao sucesso. A maneira como o avaliador aborda o feedback pode ter um grande impacto na experiência geral das organizações.
O feedback pode ser dado verbalmente ou por escrito, o relatório, mas sua escolha de palavras, frases e o tom geral do seu feedback precisam ser apropriados para o indivíduo, ambiente e nível de habilidade. Feedback áspero ou inútil pode prejudicar alguém, ou destruir sua confiança. Então, dar feedback é uma grande responsabilidade – que não deve ser encarada levianamente!
- Flexibilidade
Adapte métodos e estratégias de avaliação para acomodar as necessidades e circunstâncias. Cada organização de saúde possui necessidades, experiências e objetivos únicos. Você precisará de um alto grau de flexibilidade para acomodar essas necessidades em constante mudança. Como avaliador, você é o orquestrador das avaliações, e sua capacidade de adaptar métodos e estratégias é sua arma secreta. Você precisará personalizar as abordagens de avaliação para atender às diversas necessidades e circunstâncias.
- Um forte conhecimento prático de técnicas de avaliação
A avaliação é muito mais do que marcar folhas de papel! Muitas avaliações profissionais modernas exigem uma variedade de métodos de avaliação diferentes, como:
- Observação direta
- Avaliação verbal/estilo entrevista
- Perguntas abertas
- Avaliações práticas nos ambientes
- Tracer
- Projetos enviados para avaliação
- Avaliações on-line
- Focus group
- Entre outras
Como avaliador, você precisará de um bom conhecimento prático dessas diferentes ferramentas e métodos usados para avaliar.
- Prática de avaliação ética
Siga as diretrizes éticas, garantindo justiça, confidencialidade e respeito aos direitos de todos. No âmbito da avaliação, a conduta ética é a bússola que orienta o avaliador em direção à justiça, confidencialidade e respeito aos direitos das partes. Como avaliador, é crucial abordar as avaliações com neutralidade inabalável e um compromisso de manter as diretrizes éticas e sua própria integridade profissional.
- Colaboração e capacidade de trabalhar bem com os outros
Trabalhe em colaboração com outros avaliadores para criar um ambiente de avaliação inclusivo. Como avaliador, você colaborará com empregadores, líderes e equipes das organizações, colegas e educadores, trocando insights, alinhando práticas de avaliação com objetivos e promovendo uma integração perfeita entre ensino e avaliação, compartilhando experiência, garantindo consistência e mantendo os mais altos padrões de prática de avaliação. Essa abordagem colaborativa promoverá uma atmosfera de responsabilidade compartilhada e crescimento coletivo, onde ideias são trocadas, inovações nascem e todos prosperam.
- Gestão do tempo
Gerencie efetivamente os cronogramas e prazos de avaliação para garantir um progresso tranquilo. A gestão do tempo é uma parte importante de qualquer profissão. A gestão do tempo é uma habilidade crítica para o avaliador que garante o fluxo tranquilo e eficiente das avaliações. Como avaliador, você é responsável por avaliar vários processos / departamentos, cada um com suas próprias avaliações e prazos. A gestão eficaz do tempo permite que você se mantenha organizado, cumpra os prazos e forneça feedback oportuno. Também ajuda a alocar o tempo necessário para cada tarefa de avaliação, garantindo a meticulosidade e a precisão em suas avaliações.
- Aprendizado contínuo
Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos em práticas de avaliação, aprimorando continuamente suas habilidades e conhecimentos. Não apenas as regulamentações mudam (às vezes anualmente), mas as expectativas do consumidor também mudam ao longo do tempo. Como avaliador, sempre fique atento quando se trata de:
- Notícias em seu setor
- Mudanças legislativas
- Mudanças comerciais em seu setor
- Avanços digitais e tecnológicos relevantes
- Novos produtos e inovações
Fonte da imagem: Envato