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Qual é o papel dos líderes na Gestão da Mudança?

Para ter sucesso como líder, você deve ser perspicaz e saber quem colocar como responsável pela execução dos processos de mudança

Dentro de uma organização, cada funcionário tem um papel diferente no auxílio à mudança. Embora muitos membros da equipe possam realizar trabalhos altamente detalhados, os executivos de nível sênior com mandato mais longo podem ter objetivos diferentes. Mesmo dentro da gestão, líderes e gestores desempenham tarefas diferentes.

Os líderes, por exemplo, têm de ser corajosos ao assumir riscos. Eles precisam ter uma visão geral e articular informações de alto nível mudança relevante para a empresa, explique por que ela está ocorrendo e motive as pessoas a apoiarem a transição.

Para ter sucesso como líder, você deve ser perspicaz e saber quem colocar como responsável pela execução dos processos de mudança.

 

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Os líderes estão mais concentrados em tornar as transições de negócios bem-sucedidas. Eles se concentram na implementação da mudança, determinando as etapas distintas que precisam acontecer e sua sequência.

Os líderes também são normalmente responsáveis por alocar recursos, como pessoal, e determinar como o sucesso é medido. Idealmente, os líderes também serão gestores, mas a principal responsabilidade de um gestor é saber como conceber, dirigir e moldar processos de mudança.

Para conseguir isso, você deve ter uma ampla gama de habilidades de gerenciamento, como:

  • Comunicação eficaz, incluindo ouvir ativamente sua equipe e colegas
  • Um nível altamente desenvolvido de inteligência emocional
  • Fortes habilidades organizacionais
  • Atenção aos detalhes
  • Habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão
  • Delegar sem microgerenciar

 

PREPARANDO-SE PARA A MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Para se preparar para a mudança organizacional, é essencial primeiro definir a mudança organizacional, compreender por que é crítica e obter o apoio dos seus colegas.

 

Em seguida, crie um roteiro que articule e meça claramente o sucesso e explique como o negócio – e seus funcionários, clientes e públicos – será afetado.

 

Certifique-se de que o plano de processo esteja alinhado com as metas de negócios e descreva a implementação e a sustentabilidade da mudança organizacional.

 

Observe quais desafios podem surgir e seja flexível o suficiente para fazer os ajustes necessários. Não deixe de comemorar pequenas vitórias ao longo do caminho.

 

O gerenciamento de mudanças não para depois que você executa com sucesso uma transição organizacional. Durante e após o processo, você precisa avaliar continuamente os resultados, acompanhar o desempenho em relação às metas, treinar os funcionários em novas metodologias e práticas de negócios e reajustar as metas conforme necessário para aumentar a probabilidade de sucesso.

 

DESENVOLVENDO AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA GERENCIAR MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Muitos gestores vivenciam mudanças organizacionais ao longo de suas carreiras. Ao aprender como antecipar e enfrentar os desafios associados à mudança, você pode garantir que está equipado com as habilidades e o conhecimento necessários para gerenciá-la.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Stobierski, T. ORGANIZATIONAL CHANGE MANAGEMENT: WHAT IT IS & WHY IT’S IMPORTANT. Harvard Business Review. 2020.



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