- 31 de maio de 2024
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Afinal, o que é Framework de Governança Clínica?
O ideal é que a organização formalize e dissemine o framework, envolvendo também pacientes, familiares e terceiros
A Governança Clínica, ou governação nos cuidados de saúde, é referida como “um sistema através do qual as organizações são responsáveis pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e pela manutenção de elevados padrões de cuidados, criando um ambiente em que a excelência nos cuidados clínicos irá florescer”, de acordo com a conceituação no NHS (Reino Unido).
Envolve sistemas e processos de monitoramento para garantir a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados em toda a organização.
Leia mais: Qual a diferença entre a governança clínica e a governança corporativa?
Framework de Governança Clínica
Todos os processos, sistemas, fluxos, políticas e diretrizes utilizados por uma organização para garantir a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados fazem parte de um Framework, ou estrutura, de Governança Clínica.
O ideal é que a organização formalize, treine as pessoas e dissemine esse framework por toda a organização, envolvendo também pacientes, familiares e terceiros.
Alguns processos são clássicos em Frameworks de Governança Clínica, tais como Auditorias Clínicas e Fluxos de Notificação e Tratamento de Incidentes/Eventos Adversos.
Auditoria Clínica
A organização deve garantir que as enfermarias, departamentos e serviços prestam cuidados seguros e de alta qualidade. Eles fazem isso por meio de auditorias clínicas, monitorando a segurança, a experiência e a satisfação dos pacientes e da equipe.
Estas auditorias clínicas incluem a inspeção do ambiente da enfermaria, a avaliação da experiência do paciente, os registros em prontuários, as ações de prevenção e controle de infecções e outras métricas.
Os auditores clínicos fornecem feedback em tempo real, compartilham o que aprenderam com os incidentes e desenvolvem, mantêm e monitoram planos de ação após as investigações. Os temas e as conclusões das auditorias podem ser utilizados para a melhoria.
Desempenho de qualidade e segurança
A qualidade inclui a eficácia clínica, que é um marcador chave do desempenho operacional. Deve-se utilizar medidas de melhoria de desempenho, tais como indicadores assistenciais, taxas e índices de controle de infecção, marcadores de adesão e indicadores de desfecho de protocolos assistenciais gerenciados das patologias de maior incidência, gravidade ou custo.
Protocolos de Segurança do Paciente
A segurança na saúde é assunto de todos. Mesmo com as melhores intenções, as pessoas cometem erros. Melhorar a segurança significa reduzir riscos e minimizar erros para reduzir danos evitáveis.
Algumas prioridades devem ser estabelecidas para a segurança do paciente, as quais incluem:
- garantir uma boa compreensão da segurança do paciente e do sistema de gerenciamento de incidentes
- implementar o plano de segurança do paciente
- trabalhar com a equipe de gerenciamento de risco, assegurando o cumprimento de procedimentos e protocolos,
- assegurar o uso seguro de Medicamentos e Produtos de Saúde.
Fonte da imagem: Envato