[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A importância da Acreditação para Laboratórios Clínicos e de Anatomia Patológica

A Acreditação demonstra a confiabilidade do desempenho do laboratório para pacientes, médicos e partes interessadas em geral

A confiabilidade dos exames laboratoriais aumentou dramaticamente em linha com o progresso tecnológico e o refinamento de técnicas, métodos e habilidades profissionais.

Para que um laboratório clinico forneça, de forma confiável, serviços de rotina em grandes volumes, de forma contínua e ampla, ele deve enfatizar a importância de chamar a máxima atenção para a qualidade de seus processos, começando com a qualidade da amostra biológica (ou seja, coleta, manuseio e transporte), seguida pela precisão analítica e, em seguida, pela qualidade da comunicação do laudo (por exemplo, pontualidade, adequação dos intervalos de referência/níveis de decisão, controles implementados para garantir que a comunicação correta seja recebida pelos clínicos.

 

Leia também: Erros pós-analíticos em Laboratório Clínico e de Anatomia Patológica

 

Embora um sistema de gestão da qualidade robusto seja crucial para a correta gestão e rastreabilidade de todos os processos, é agora mais importante do que nunca compreender como otimizar a eficiência e a eficácia, superando ao mesmo tempo a mentalidade do cumprimento dos requisitos de Acreditação.

A definição e aplicação de critérios, procedimentos e ferramentas de garantia de qualidade devem ser orientadas por profissionais de laboratório com base na prática e na análise de dados.

Os planos de ação de melhoria das atividades laboratoriais são múltiplos e variados devido à complexidade das relações e interações entre os diferentes processos e atividades. O sucesso depende de:

  • Uma cultura em toda a organização que reconhece a necessidade e exige o envolvimento de todo o pessoal nas atividades de melhoria.
  • Processos e procedimentos integrados e definidos que descrevem as formas pelas quais a melhoria pode ser implementada e as responsabilidades articuladas.
  • A aplicação pela administração e por todos os membros da equipe de conhecimentos e habilidades relevantes para a melhoria contínua de conceitos, modelos e ferramentas.

 

 

 

A medicina laboratorial é cada vez mais reconhecida como um componente fundamental do atendimento ao paciente e, portanto, os profissionais de laboratório são solicitados a melhorar não apenas a competência analítica, mas também clínica.

Grandes esforços têm sido feitos pelos profissionais de laboratório para suplantar a crença de que o reconhecimento da qualidade do desempenho poderia ser assegurado com a concessão de Acreditação.

A Acreditação é projetada para demonstrar a confiabilidade do desempenho do laboratório para pacientes e usuários, e partes interessadas em geral. Esta garantia assenta na implementação de um sistema de gestão da qualidade adequado e, sobretudo, na disponibilidade de pessoal qualificado e com a competência técnica necessária para a realização de exames específicos.

Dado que as melhores práticas são afetadas pelas mudanças contextuais, pela evolução tecnológica, pelos avanços científicos, etc., o objetivo da Acreditação é ajudar o laboratório a alcançar uma melhoria contínua e a comparar o seu desempenho com o melhor desempenho possível, conforme determinado pela metodologia de referência.

As metodologias da ONA e da ACSA International tem crescido bastante no mercado de Acreditação de laboratórios em todo o país. Contate um de nossos especialistas e saiba mais: atendimento@ibes.med.br.

 

Fonte da imagem: Envato



Deixe um comentário