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O que é cultura de segurança do paciente?

A Cultura de segurança refere-se os aspectos da cultura organizacional que se relacionam com a gestão de saúde e segurança.

A cultura organizacional é um conjunto de valores, expectativas, práticas formais e informais e comportamentos que definem o ambiente corporativo único. A cultura está profundamente enraizada no tecido da vida organizacional; ela determina como a organização conduz seus negócios, trata seus funcionários, avalia seus líderes, atende seus clientes e lida com a produtividade e o desempenho. Uma interpretação comum da cultura é “a maneira como as coisas são feitas por aqui”.

A Cultura de segurança refere-se os aspectos da cultura organizacional que se relacionam com a gestão de saúde e segurança. É definido como “um produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento individuais e de grupo que determinam o compromisso, o estilo e a proficiência da gestão de saúde e segurança de uma organização”.

A cultura de segurança do paciente é focada nos aspectos da cultura organizacional que se relacionam com a segurança do paciente. É definido como um padrão de comportamento individual e organizacional, baseado em crenças e valores compartilhados, que busca continuamente minimizar os danos ao paciente, que podem resultar do processo de prestação de cuidados.

 

Leia também: A Cultura de Segurança e a comunicação efetiva nas organizações de saúde

 

Cultura positiva de segurança do paciente

As culturas positivas de segurança do paciente têm uma liderança forte que impulsiona e prioriza a segurança. O comprometimento de líderes e gerentes é fundamental, suas ações e atitudes influenciam as percepções, atitudes e comportamentos da força de trabalho em geral.

Outros aspectos importantes da cultura positiva de segurança do paciente incluem:

  • Percepções compartilhadas sobre a importância da segurança
  • Comunicação construtiva
  • Confiança mútua
  • Uma força de trabalho engajada e sempre ciente de que as coisas podem dar errado
  • Reconhecimento em todos os níveis de que erros ocorrem
  • Capacidade de reconhecer, responder, dar feedback e aprender com eventos adversos.

 

Quando as coisas dão errado

As pesquisas sobre segurança do paciente fornecem informações sobre o impacto potencialmente catastrófico de culturas disfuncionais no local de trabalho no atendimento ao paciente. Uma análise das pesquisas identificou os seguintes déficits comuns:

  • Limitações no padrão de governança clínica
  • Ausência de monitoramento de métricas importantes em relação aos resultados do paciente
  • Uma preferência para se concentrar em metas financeiras em vez de processos de saúde e metas de resultados
  • Pressão na equipe
  • Uma cultura organizacional considerada insalubre e que não coloca o paciente no centro de todas as atividades.

 

Medindo a cultura de segurança do paciente

A medição da cultura de segurança do paciente permite a identificação de pontos fortes e áreas de melhoria. Esta informação pode ser usada para desenvolver intervenções apropriadas. As medidas de cultura de segurança do paciente também podem ser usadas para avaliar novos programas de segurança, comparando os resultados antes e depois da implementação.

A cultura de segurança do paciente pode ser medida por meio de pesquisas com a equipe do hospital, medição qualitativa (grupos focais, entrevistas), investigação etnográfica ou uma combinação destes. Pesquisas com a equipe do hospital são a forma mais comum de medir a cultura de segurança do paciente.

A cultura de segurança do paciente é um componente de um sistema abrangente de medição e melhoria; deve ser medido juntamente com outros indicadores de segurança e qualidade, como complicações adquiridas durante a internação, resultados da acreditação, mortalidade, medidas relatadas pelo paciente e incidentes hospitalares graves.

Fonte da imagem: Envato

Fonte:

1. Sexton JB, Helmreich RL, Neilands TB, Rowan K, Vella K, Boyden J, Roberts PR, Thomas EJ. The Safety Attitudes Questionnaire: psychometric properties, benchmarking data, and emerging research. BMC health services research. 2006 Dec;6(1):1-0.
2. Kristensen S, Bartels P. Use of patient safety culture instruments and recommendations. Denmark: European Society for Quality in Healthcare – Office for Quality Indicators; 2010.
3. https://www.safetyandquality.gov.au/



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