[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Lista de verificação da liderança clínica

Somos todos líderes clínicos e guardiões da segurança, qualidade e cuidado daqueles que estão sob nossos cuidados.

Desinvestir na facilitação de uma liderança clínica eficaz coloca em risco a segurança, a qualidade e a governança, o que terá consequências devastadoras e imensuráveis para pacientes, cuidadores, o público, profissionais de saúde e as próprias organizações.

A NHS Leadership Academy faz incursões para iluminar e conceituar os atributos e qualidades pessoais de um líder eficaz. “O Modelo de Liderança em Saúde: Ajudando você a se tornar um líder melhor” oferece uma estrutura sólida para ajudar a facilitar isso na prática.

As organizações de saúde precisam identificar, desenvolver e/ou se envolver com estruturas de liderança e/ou provedores de programas que se adequem à sua própria cultura organizacional de saúde e ambiente de trabalho. Focar e aplicar as ferramentas simples de autoavaliação da liderança clínica e a lógica associada podem ser uma forma de alinhar e ilustrar onde estão os papéis dos líderes clínicos para alcançar a governança existente e o dever dos sistemas e processos de franqueza.

Robert McSherry no artigo “Care in nursing: Principles, Values and Skills” preconiza um check list para auxiliar a liderança clínica a verificar os gaps a serem desenvolvidos:

 

Leia também: Princípios de Governança Clínica relacionados à Melhoria da Qualidade e Acreditação em Saúde

 

Lista de verificação de liderança clínica:

1. Uma liderança clínica afetiva e eficaz depende de saber o que é liderança clínica e o que ela envolve na prática.

2. A definição de liderança clínica é altamente desafiadora e complicada de se fazer porque está ligada a muitos dos elementos centrais de segurança, qualidade e atendimento.

3. Fornecer liderança clínica sólida é parte integrante dos códigos de prática, contratos de trabalho, responsabilidade profissional e papéis e responsabilidades de todos os profissionais de saúde.

4. A liderança clínica depende do desenvolvimento de um relacionamento honesto, aberto, transparente e centrado na pessoa entre pacientes, cuidadores e outras pessoas importantes.

5. Uma liderança clínica sólida depende de ouvir e responder à experiência das pessoas e dos membros da equipe.

6. A liderança clínica eficaz envolve trabalho em equipe, colaboração e envolvimento com as pessoas.

7.  A melhor maneira de estabelecer a qualidade do atendimento é perguntando diretamente ao paciente, cuidador e outras pessoas importantes em conjunto com os membros da equipe que prestam o atendimento.

8. Líderes clínicos afetivos e eficazes reconhecem que fornecer cuidados de qualidade e melhoria é responsabilidade de todos e não acontece isoladamente.

9. Os líderes clínicos garantem e asseguram que o atendimento de qualidade depende de ter apoio e recursos suficientes de outros líderes e gerentes.

10. Garantir a dignidade com respeito é considerado parte integrante do atendimento de qualidade e deve ser a prioridade número um de todos os líderes clínicos.

 

A estrutura dos Princípios da Prática de Enfermagem desenvolvida pelo Royal College of Nursing (RCN) destaca a importância que a liderança desempenha na prestação de cuidados receptivos, seguros, de qualidade e compassivos. McKenzie e Manley sugerem que

[…] enfermeiros e equipe de enfermagem lideram pelo exemplo, desenvolvem a si mesmos e a outros funcionários e influenciam a maneira como os cuidados são prestados de maneira aberta e responde às necessidades individuais.

Dados os desafios globais enfrentados por líderes clínicos, gerentes, educadores e pesquisadores para fornecer cuidados e serviços seguros, de qualidade e compassivos dentro das restrições e metas financeiras, torna-se imperativo que não desinvestamos na facilitação, recursos e apoio ao desenvolvimento de líderes clínicos afetivos e eficazes aspirantes e existentes em nossas enfermarias, departamentos e organizações de saúde no futuro.

Cuidados e serviços seguros e de qualidade exigem líderes clínicos que possam desafiar e serem desafiados a salvaguardar e proteger seus pacientes e funcionários. Eles precisam ser capazes de liderar pela frente, por trás e pelos lados. Além disso, os líderes clínicos precisam de apoio, recursos, educação e treinamento, recompensa e reconhecimento e revisão por pares externos por parte de sua organização de saúde para serem afetivos e eficazes. Conselhos organizacionais, gerentes e líderes e funcionários precisam se familiarizar com o que e por que os líderes clínicos são importantes para a qualidade, segurança e atendimento compassivo. Essencialmente, trata-se de abraçar o fato de que somos todos líderes clínicos e guardiões da segurança, qualidade e cuidado daqueles que estão sob nossos cuidados.

Fonte da imagem: Envato

Fonte:

• McSherry R, Pearce P. Clinical Governance: A Guide to Implementation for Healthcare Professionals. Oxford: Wiley-Blackwell Publishers; 2011.14.
• ‘Quality of Nursing Care’ por Robert McSherry de “Care in Nursing: Principles, Values and Skills” editado por McSherry W, McSherry R, Watson R. (2012).20 Copyright © 2015.



Deixe um comentário